Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Veja o que aconteceu na primeira Reunião Climática do GPC

Desde 2010, com o objetivo de discutir questões relacionadas a atmosfera, o acontecimento de eventos extremos (eventos meteorológicos que causam desastres), fortalecer o entendimento do Clima e despertar o interesse dos alunos em realizar apresentações e falar em público, o Grupo de DSC 0032Pesquisas Climáticas da UFSM (GPC) vem realizando Reuniões Climáticas.

As reuniões, organizadas pelas professoras do Departamento de Física Simone E.  Teleginski Ferraz e Nathalie Tissot Boiaski, são realizadas a cada 45 e 60 dias, e integradas pelos estudantes de graduação e pós-graduação do curso de Meteorologia que trabalham com clima, e por visitantes interessados.

Atualmente, o Grupo de Pesquisas Climáticas da UFSM é formado pelos estudantes: Carlos Medeiros Ineu Junior, Douglas Carmo de Avila, Elen Daiane Pelissaro, Mauro Rafael Nunes de Castro, Suelen de Carvalho de Farias,Willliam Monte de Moura, alunos do curso de graduação em Meteorologia; Anderson Augusto Bier, Flávia Venturini Rosso, Nicolle Cordero Simões dos Reis,Sara Raquel Vaz de Araujo eTiago Capello Robles, alunos do mestrado PPG Meteorologia; Elisângela Finotti, doutoranda do PPG Meteorologia; Daniel Caetano Santos, doutorando do PPG Meteorologia e TAE em meteorologia na UFSM, e Diogo Alessandro Arsego, doutorando do PPG Meterologia e TAE em meteorologia na FURG.

DSC 0035O GPC retomou as atividades das Reuniões Climáticas em 2016, no dia 28 de abril. Na primeira reunião, o grupo discutiu a previsão climática do Rio Grande do Sul e do Brasil, apresentou os eventos extremos que ocorreram entre dezembro de 2015 e abril de 2016 e os possíveis fenômenos atmosféricos relacionados com cada um deles, além de abordar a evolução temporal das condições oceânicas e atmosféricas globais.

Nas análises dos eventos extremos, os estudantes Nicolle dos Reis, Elen Pelissaro e Carlos Júnior relataram sobre o desastre que aconteceu nas Missões do RS, no dia 24 de abril, entre outros.

As discussões são registradas em um boletim, que traz um breve relato dos assuntos apresentados na reunião, com ilustrações. O boletim da última reunião pode ser acessado aqui.

Para as próximas reuniões, o GPC está com a proposta de considerar a presença na atividade como ACG para incentivar a participação de visitantes. Os interessados em participar do grupo podem entrar em contato com as professoras responsáveis pelos e-mails: Simone – simonetfe@gmail.com e Nathalie – ntboiaski@gmail.com.

Texto elaborado por Camila Jardim – Núcleo de Divulgação CCNE