Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Feira do Livro de Santa Maria contou com lançamentos de obras de autores do CCNE



A Feira do Livro de Santa Maria, aconteceu entre os dias 23 de abril a 8 de maio, e foi palco para o lançamento dos livros “O Vento Norte” e “Da Antiguidade à Redescoberta das Leis de Mendel”, de professores do CCNE.

O primeiro lançamento realizado na terça (03) foi do livro “O Vento Norte” de Maria da Graça de Barros Sartori (in memorian), professora do oventonortewebDepartamento de Geociências, e organizado pelo professor Cássio Arthur Wollmann e pelo professor aposentado Pedro Luiz Santori, ambos do Departamento de Geociências.

A obra apresenta a tese de doutorado de Maria da Graça, feita na Universidade de São Paulo (USP) e defendida em 1979, e que segundo Cássio Wollmann, é um marco na climatologia brasileira, pois até então ninguém havia estudado desta maneira. Como única fonte bibliográfica e disponível apenas na biblioteca da USP, a produção do livro para o professor além de ter sido prazeroso, traz todo trabalho à tona. “Agora estará disponível para todo mundo, Brasil afora”, ressaltou.  

Além da tese de Maria da Graça (in memorian), o livro – já pensado pela professora, ganhou dos organizadores, uma parte final que traz outros autores e outros artigos, alguns orientados pela geógrafa, como forma de homenageá-la.

Já, na quinta-feira (05), o professor do Departamento de Biologia, Luiz Augusto Salles das Neves, lançou o livro “Da Antiguidade à Redescoberta das Leis de Mendel”. A obra aborda um período que transcorre desde Aristóteles até cerca de 10 anos após 1900. Focando na hibridação de plantas, Luiz Augusto aborda não só a trajetória de Gregor Mendel, o elaborador das Leis da Hereditariedade, mas também importantes investigadores, que o antecederam e os que deram continuidade ao seu trabalho. 
da antiguidade   redescoberta das leis de mendel

Segundo o autor, o livro foi feito pensando preferencialmente, nos docentes da área de Biologia, que se interessam por História da Ciência. Porém, Luiz Augusto explica que todos que se interessam por Mendel podem lê-lo e recomenda: “Aos acadêmicos que tenham adquirido o livro, digo que leiam devagar para poderem se situar nos períodos que ali coloquei”. Uma outra observação diz respeito a importância da leitura do livro para entender o livro didático, que sobre história, é menos explicativo.

Sobre o lançamento do livro, o professor destaca ” A maior satisfação é deixar algum legado para a Ciência, mesmo que seja um livro sobre Mendel, pois muitos professores passam esse assunto por cima. Ali tem um bom tempo de pesquisa e penso que esses professores possam, a partir de então, aprofundar-se no tema”.

Os livros estão disponíveis a venda em lojas físicas e pela internet. A compra  e mais informações de “O Vento Norte” pode ser solicitado através do e-mail: mgbsartori@yahoo.com.br. Já o livro “Da Antiguidade à Redescoberta das Leis de Mendel”, é publicado pela Editora UFSM e pode ser encontrado no site: https://editoraufsm.com.br/.

 

 

Texto elaborado por Camila Jardim – Núcleo de Divulgação Institucional – CCNE

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-369-222

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes