Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Seminário ministrado por professor do Vale do Paraíba abordará estudos sobre núcleos ativos de galáxias

Na próxima quarta-feira, 13 de julho, às 14h, o professor doutor da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), Oli Luiz Doors Junior, ministrará o seminário intitulado “Chemical Abundance Determinations in AGNs” que será realizado na Sala de Videoconferência – anexo Biblioteca Setorial do CCNE / Prédio 13.

Para o seminário o professor apresentará os recentes resultados obtidos pelo projeto CADA (Chemical Abundance Determinations in AGNs), que é fruto da colaboração entre astrônomos de vários países (Brasil, Argentina, Espanha, Ucrânia e Alemanha) e tem como objetivo principal determinar a abundância química de elementos pesados em núcleos ativos de galáxias (AGNs).

Além disso, Oli Luiz pretende expor aos participantes: a possibilidade de estimar a metalicidade de AGNs utilizando linhas de emissão pesados em núcleos ativos de galáxias (AGNs), de que forma as estimativas da metacilidade de AGNs em uma larga faixa de redshift indicam que o enriquecimento do Universo ocorre lentamente e, por fim, como as evidências de que o processo de acreção de gás neutro no interior de AGNs parecem ser mais eficientes em objetos com alta metalicidade.

O evento que é aberto a todos interessados, é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Física/ UFSM. Mais informações: (55) 3220 – 8305 ou pgfisica.ufsm@gmail.com.           

 

Texto elaborado por Camila Jardim – Núcleo de Divulgação Institucional CCNE