Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

VI Oficina de Inverno de Bioquímica Toxicológica iniciou nesta manhã

Iniciou nesta segunda-feira (18), e vai até o dia 22, a Oficina de Inverno de Bioquímica Toxicológica. Em sua sexta edição, o evento busca estimular a integração de alunos de graduação, das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, de diferentes instituições e desenvolver neles o espírito científico, além de despertar o interesse pela carreira acadêmica e científica e familiarizá-los com os métodos experimentais empregados no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Toxicológica (PPGBTOX), do Centro de Ciências Naturais e Exatas.

Para isso, a Oficina recebe vinte alunos inscritos que, durante a semana, participam de módulos teóricos (palestras) durante o período da manhã, e aulas práticas no turno da tarde. Os participantes são divididos em quatro grupos em que cada um destes grupos aborda temas vinculados às linhas de pesquisa da PPGBTOX.

Nesta manhã, inscritos e interessados pelo tema, participaram de duas palestras sobre “Caenorhabditis elegans”, um animal vermiforme que se tornou um importante modelo para o estudo da biologia. Uma das maiores pesquisadoras nacionais do tema, a professora Dra. Daiana Silva de Ávila, egressa do mestrado do PPGBTOX, falou sobre o assunto na palestra “O Caenorhabditis elegans como ferramenta para investigação de antioxidantes naturais e sintéticos”.

A programação da Oficina de Inverno continua nesta tarde, para os inscritos que realizam sua primeira aula prática em laboratório. Na manhã da terça-feira (19), serão realizadas outras atividades teóricas, abertas ao público interessado, na sala 2026 (subsolo prédio 18), confira a programação deste dia:

– 08h30min – Modelos experimentais alternativos utilizados para estudo da toxicidade do mercúrio.
– 09h30min – “Lesões do DNA e mecanismos de reparo: implicações e aplicações no nosso dia a dia” com professor Dr. André Passaglia Schuch da UFSM.
– 11h00 – “Utilização de sequenciamento de ácidos nucleicos em larga escala em bioquímica toxicológica” com Ana Lúcia Anversa Segatto.
Para mais informações sobre a VI Oficina de Inverno de Bioquímica Toxicológica e sua programação: http://coral.ufsm.br/oficinadeinverno/

Texto e fotografia: Camila Jardim – Núcleo de Divulgação Institucional CCNE