Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Alunos participantes da VI Oficina de Inverno de Bioquímica Toxicológica apresentam seus estudos nesta sexta-feira

Durante esta semana (de 18 a 22 de julho)  vinte alunos de graduação das áreas das Ciências Biológicas e da Saúde da UFSM, UNIFRA, Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Angelo (IESA),  Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA), ULBRA de Carazinho e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão (IFRGS),durante a VI Oficina de Inverno de Bioquímica Toxicológica, vêm tendo seus primeiros contatos com a pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Toxicológica (PPGBTOX).

O evento proporciona aos alunos aulas teóricas e práticas. Neste ano, quatro linhas de pesquisa do PPGBTOX norteiam os estudos, são eles: “Caernorhabditis elegans como modelo experimental em Bioquímica Toxicológica“, “Modelos experimentais alternativos utilizados para o estudo da toxicidade do mercúrio”, “Mecanismos de ação da substância de alarme no comportamento do peixe zebra (Danio rerio)” e “Disfunções mitocondriais associadas a condição patológicas no fígado”.

Ministradas pelos alunos da pós-graduação, as aulas práticas são desenvolvidas com o objetivo de levar ao aluno, contato e conhecimento do que é o modelo trabalhado. Cada qual com seu tema mas com cronogramas que se relacionam, as atividades são pensadas já com um trabalho final: a apresentação do que foi realizado durante a semana. Cada grupo deve apresentar, nesta sexta-feira (22), uma avaliação daquilo que produziram.

A apresentação dos grupos sobre o conteúdo das aulas inicia às 13h30 na sala 1121 – Prédio 13. A VI Oficina de Inverno de Bioquímica Toxicológica é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Toxicológica.

Texto elaborado por Camila Jardim – Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE