Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisadores do Departamento de Química apresentam palestra em Congresso Internacional sobre Ultrassom na Turquia



Nos dias 27 de junho a 01 de julho foi realizado a 15ª Edição do Encontro da Sociedade Europeia de Sonoquímica (15th Meeting of European Society of Sonochemistry). O evento foi organizado no campus da Bogaziçi University em Istambul, Turquia e contou com a participação dos mais destacados cientistas que trabalham na área de sonoquímica. Pesquisadores de mais de mais de 15 países, incluindo Estados Unidos, Alemanha, França, Japão, China, Austrália e Inglaterra estiveram presentes.

Os pesquisadores do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) do Depto. de Química da UFSM, professores Érico M. M. Flores, atual diretor Científico da FAPERGS, Cezar A. Bizzi e Paola de Azevedo Mello, tiveram seu trabalho reconhecido internacionalmente e foram os únicos pesquisadores brasileiros na área de sonoquímica convidados a apresentarem palestras neste evento.15-ESS-Istambul-29-Jun-2016-03

O professor Érico apresentou a conferência convidada “Ultrasound-assisted Extraction of Rare Earth Elements from Carbonatite Rocks“, acerca dos resultados recentes do LAQIA na extração dos elementos do grupo das terras raras de minerais usando ultrassom, mostrando os avanços nesta área para a produção mineral.

Cezar ESS-15-IstambulJá o professor Cezar apresentou a palestra “Ultrasound-assisted Acid Hydrolysis of Celullose to Chemical Building Blocks“, onde foram apresentadas as tendências modernas para o desenvolvimento de reações de hidrólise de celulose e substâncias correlatas para a produção de  substâncias de interesse comercial como, p. ex., furfural. 

Parte dos trabalhos de pesquisa, totalmente feita na UFSM, foi realizada nos laboratórios do CEPETRO (Centro de Estudos em Petróleo) da UFSM que tem desenvolvido diversos sistemas e processos nas áreas de micro-ondas e ultrassom nos últimos anos.

Além dos professores Érico e Cezar, participam das pesquisas desenvolvidas no LAQIA e CEPETRO, os professores José Neri G. Paniz, Edson I. Müller, Fábio A. Duarte, Rodrigo C. Bolzan e Rochele S. Picoloto, todos do DQ/CCNE bem como o prof. Juliano S. Barin (DCTA/CCR), além de alunos de graduação da UFSM (Tecnologia em Processos Químicos, Química Industrial, Química Bacharelado e Engenharia Química) e dos Programas de Pós-Graduação em Química e de Engenharia Química.  

Texto e fotografias: Departamento de Química – CCNE / UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-369-251

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes