Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Pesquisadores do LAQIA recebem prêmio de melhor trabalho apresentado em congresso na Turquia



Um dos maiores eventos na área de ultrassom aplicado a química (sonoquímica) ocorreu de 27 de junho a 01 de julho em Istanbul (Turquia). O 15 Meeting of the European Society of Sonochemistry (15 ESS), reuniu renomados pesquisadores internacionais nesta área.

Dentre os trabalhos apresentados pelo Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) no evento, o trabalho intitulado “The intensification of ultrassonic assisted crude oil demulsification by using acoustic field distribution information” foi premiado pela European Society of Sonochemistry. O trabalho foi inteiramente desenvolvido na UFSM e contou com a participação do Profs. Drs. Érico M. M. Flores e Cezar Augusto Bizzi (ambos do Depto. de Química da UFSM), além dos alunos de Pós-Graduação em Química e Engenharia Química, Michele P. Enders, Letícia S. F. Pereira e Matheus F. Pedrotti.

O trabalho premiado é uma importante contribuição na área de petroquímica, visto que com o advento de novas reservas de petróleo sendo exploradas no litoral brasileiro, principalmente de campos do pré-sal, métodos alternativos, mais econômicos e eficientes de separação de emulsão são cada vez mais necessários. Nesse contexto, a proposta do trabalho foi a utilização do ultrassom para a melhoria do processo de separação da emulsão de petróleo.

Participam da equipe que desenvolve trabalhos na área Processamento Primário de Petróleo, os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ-UFSM) José Neri G. Paniz, Edson Irineu Müller, Paola de Azevedo Mello, Fábio Andrei Duarte, Rochele Sogari Picoloto e Rodrigo Bolzan.

A premiação recebida na Turquia se soma às demais já recebidas pelo grupo, nas áreas de sonoquímica, petroquímica, espectrometria atômica, preparo de amostras e especiação química, colocando a UFSM em uma posição de destaque internacional nas áreas de Processos Químicos e Química Analítica.

 

Informações e foto: Professor Cezar Augusto Bizzi/ Departamento de Química


Publicações Recentes