Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Pesquisadores do LAQIA recebem prêmio de melhor trabalho apresentado em congresso na Turquia

Um dos maiores eventos na área de ultrassom aplicado a química (sonoquímica) ocorreu de 27 de junho a 01 de julho em Istanbul (Turquia). O 15 Meeting of the European Society of Sonochemistry (15 ESS), reuniu renomados pesquisadores internacionais nesta área.

Dentre os trabalhos apresentados pelo Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) no evento, o trabalho intitulado “The intensification of ultrassonic assisted crude oil demulsification by using acoustic field distribution information” foi premiado pela European Society of Sonochemistry. O trabalho foi inteiramente desenvolvido na UFSM e contou com a participação do Profs. Drs. Érico M. M. Flores e Cezar Augusto Bizzi (ambos do Depto. de Química da UFSM), além dos alunos de Pós-Graduação em Química e Engenharia Química, Michele P. Enders, Letícia S. F. Pereira e Matheus F. Pedrotti.

O trabalho premiado é uma importante contribuição na área de petroquímica, visto que com o advento de novas reservas de petróleo sendo exploradas no litoral brasileiro, principalmente de campos do pré-sal, métodos alternativos, mais econômicos e eficientes de separação de emulsão são cada vez mais necessários. Nesse contexto, a proposta do trabalho foi a utilização do ultrassom para a melhoria do processo de separação da emulsão de petróleo.

Participam da equipe que desenvolve trabalhos na área Processamento Primário de Petróleo, os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ-UFSM) José Neri G. Paniz, Edson Irineu Müller, Paola de Azevedo Mello, Fábio Andrei Duarte, Rochele Sogari Picoloto e Rodrigo Bolzan.

A premiação recebida na Turquia se soma às demais já recebidas pelo grupo, nas áreas de sonoquímica, petroquímica, espectrometria atômica, preparo de amostras e especiação química, colocando a UFSM em uma posição de destaque internacional nas áreas de Processos Químicos e Química Analítica.

 

Informações e foto: Professor Cezar Augusto Bizzi/ Departamento de Química