Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

O CCNE no Descubra 2016

O Descubra 2016 está a todo vapor. Até esta sexta-feira (16), mais de 200 ônibus trazendo alunos do Ensino Médio de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, já passaram pelo campus da UFSM.

Localizado na entrada do pavilhão “Descubra a Universidade”, o CCNE está presente com seus dez cursos de graduação e muitos atrativos.

Cada um dos cursos levou ao evento atrações relacionadas às disciplinas estudadas e projetos desenvolvidos. Cheio de visitantes, o estande dos cursos de Matemática Licenciatura e Bacharelado trouxe ao evento seis diferentes desafios. A estudante expositora e acadêmica, Isabel Frozza, conta um pouco sobre os desafios apresentado pelos cursos: “Um dos desafios, é a Torre de Hanói que envolve progressão um dos assuntos visto na disciplina de matemática discreta. Os outros cinco trabalham com a topologia na matemática”.

Com muitas cores e vidrarias de laboratório, os cursos Química Licenciatura e Bacharelado, Tecnologia em Processos Químicos e Química Industrial, trouxeram para expor, aos alunos visitantes, materiais utilizados no decorrer do curso e alguns experimentos interessantes e curiosos.

Materiais de trabalho das áreas de Física, Estatística, Geografia e Meteorologia também foram trazidos por seus respectivos cursos. Abordando a Astrofísica, os alunos do PET Física trouxeram a primeira edição do “Descubra o seu lugar no universo” abordando a escala do Sistema Solar, a partir da representação reduzida do Sol em 1,60 m e com início na frente do pavilhão dos estandes dos cursos, os demais planetas foram distribuídos de acordo com o tamanho proporcional as distâncias reais.

Outro estande que trouxe muitas atrações, aos alunos do Ensino Médio, foi o curso de Ciências Biológicas que apresentou a todos uma pequena exposição de animais, bactérias, células, mitocôndrias, vermes, entre outros. Assim, puderam explicar um pouco da abordagem do curso e a grade curricular.

O Descubra 2016 continua até sábado, 17 e espera, ainda, muitos estudantes de Ensino Médio para conhecer um pouco de cada curso e descobrir-se.

Confira a galeria de fotos do CCNE no Descubra, em nossa página no Facebook.

Texto elaborado por Camila Jardim – Núcleo de Divulgação Institucional CCNE