Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Pesquisa da UFSM sobre inundações em Jaguari é destaque nacional

Alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Geografia participaram durante os dias 18 a 21 de setembro do XI Simpósio Nacional de Geomorfologia. No evento, ocorrido em Maringá/PR, realizaram apresentações de trabalhos dos grupos de pesquisa e, o aluno Bruno Zucuni Prina, com a pesquisa “Geotecnologias Aplicadas no Mapeamento das Áreas de Inundação do Perímetro Urbano de Jaguari”, recebeu o IV Prêmio Aziz Ab’ Saber de Melhor Dissertação de Mestrado.

A pesquisa:

Localizado na região centro-oeste do estado do Rio Grande do Sul, microrregião de Santa Maria, o município de Jaguari já sofreu vários eventos de inundações, como o ocorrido em maio de 1984, registrado o evento mais catastrófico.  Além de uma área de risco, a cidade natal do, agora Mestre, Bruno Prina não tem nenhum trabalho específico, de mapeamento detalhado das áreas inundáveis, muito menos algum levantamento planialtimétrico (representação da superfície terrestre em terceira dimensão).

Orientado pelo professor do Departamento de Geociências, Romário Trentin, o pesquisador mapeou, a partir de uma metodologia de mapeamento, um montante de 401 residências localizadas em área de suscetibilidade (correspondente a 15,3% da área urbanizada do município). Com seus resultados, realizou um mapeamento de perigo, vulnerabilidade e risco.

Sem Título-1

Prêmio de Melhor Dissertação:

A dissertação premiada no evento, realizado pela União da Geomorfologia Brasileira (UGB), é extremamente significativo para a área e, segundo o professor e orientador Romário Trentin, coloca os jovens alunos como grandes pesquisadores a nível Nacional. “Este prêmio, que em anos anteriores concentrava-se na região sudeste do Brasil, nos coloca em destaque na Geomorfologia Nacional, e mais uma vez coloca em destaque as pesquisas desenvolvidas na UFSM e no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO)”, ressalta.

Porém, a importância desta dissertação não fica apenas localizada nos estudos acadêmicos e prêmios científicos, ela tem uma grande importância para os moradores do município estudado. Segundo Romário, os resultados da pesquisa podem permitir que a Prefeitura do município analisado utilize destes dados e destine as áreas de risco destacadas à intervenções, diminuindo o perigo aos cidadãos.

Texto elaborado por Camila Jardim – Núcleo de Divulgação Institucional CCNE