Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cortes nos orçamentos de educação e ciência são discutidos na abertura do XXIII SBQSul



“É preciso resistir”, ressaltou Aldo José Gorgatti Zarbin, Presidente Nacional da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), durante a cerimônia de abertura do XXIII Encontro de Química da Região Sul (SBQSul). O presidente que trouxe em sua fala os atuais cortes nos orçamentos das universidades federais, destacou que, atualmente, a educação, ciência e tecnologia estão deixando de ser prioridades no Brasil e que não podemos nos calar diante da situação. IMG 0937

 

Também, na mesa de abertura do evento, realizada nesta segunda-feira (24), no Salão Nobre do Hotel Itaimbé, estiveram presentes os secretários regionais da SBQ, Jair Juarez João, representante do estado de Santa Catarina, Eliza Souza Orth, do estado do Paraná e Fábio Andrei Duarte, representante do Rio Grande do Sul, professor do Departamento de Química CCNE/UFSM e coordenador do evento.

 

IMG 0997Após a cerimônia, teve início a Conferência de Abertura “Desafios e tendências para o desenvolvimento científico e intensificação de processos” com o professor do Departamento de Química e Diretor Científico da FAPERGS, Érico Marlon de Moraes Flores, que trouxe aos participantes dados sobre o Ensino Superior, a pesquisa científica e economia do Brasil, realizando uma comparação mundial deste com outros países.

 

“Nós temos tudo que precisamos para crescer, se isso não acontece, temos um problema grave”, ressaltou Érico ao mostrar que o Brasil é considerado um país relativamente rico, pois tem capital humano e recursos mínimos para investimento. “Ou seja somos um país que tem um futuro promissor, basta acertar na política de ciência e tecnologia e nas políticas de educação básica”, completou.

 

O XXIII Encontro de Química da Região Sul traz o tema “Química e suas Linguagens em um Universo de Inovações” e reúne cerca de 500 participantes, da comunidade científica atuante em química dos estados do RS, SC e PR, até a quarta-feira (26) atráves atividades como minicursos, palestras, apresentações orais, painéis, entre outros.

O Encontro é uma realização do Departamento de Química da UFSM e da Sociedade Brasileira de Química e conta com o apoio do CNPq, CAPES e FAPERGS, bem como de empresas que patrocinam o evento. Para maiores informações sobre o evento, acesse   http://www.sbqsul2016.ufsm.br

 

Texto e fotografias: Camila Jardim – Núcleo de Divulgação Institucional CCNE

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-369-302

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes