Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PANGEA faz divulgação do Geoparque Quarta Colônia em festa gastronômica



14713578 1147986955308967 4411584582409099852 n

 

Realizada entre os dias 21 a 23 de outubro, a IX Festa do Moranguinho e da Cuca, em Agudo – RS recebeu, juntamente com a exposição do Conselho Municipal de Turismo, a mostra de materiais referentes aos trabalhos do Grupo de Pesquisa em Patrimônio Natural, Geoconservação e Gestão da Água (PANGEA) no Geoparque Quarta Colônia. Os banners apresentados por integrantes do grupo traziam aos visitantes da festa informações sobre o geoparque.

 

Desenvolvendo pesquisas no campo da conservação da paisagem, tanto de recursos bióticos (com vida) quanto abióticos, o PANGEA tem se somado, a partir desse ano, ao Geoparque Quarta Colônia para a elaboração de estratégias sustentáveis, que compatibilizem conservação dos recursos com as atividades humanas, por meio da valorização, interpretação e manejo sustentável.

 

O Grupo que teve início em 2014 e realiza suas pesquisas em duas grandes áreas, a Quarta Colônia e a região da bacia do alto Camaquã (Caçapava do Sul, Bagé, Lavras, e outros), áreas de grande patrimônio natural e cultural e, ao mesmo tempo, grande vulnerabilidade em função do baixo grau de proteção existente.

 

 Além do que o grupo já vem construindo, atividades educativas, de formação turística, de geração de produtos e serviços, entre outras, serão progressivamente incorporadas como estratégias agregadas à valorização e divulgação do patrimônio natural da Quarta Colônia. “Ainda neste ano nós faremos uma primeira atividade de capacitação com os professores das escolas públicas da Quarta Colônia, bem como uma reunião com os prefeitos eleitos nos nove municípios, a fim de apresentarmos o projeto e firmarmos as parcerias para dar continuidade ao trabalho”, conta o professor do Departamento de Geociências, Adriano Figueró.

 

O Geoparque Quarta Colônia é um projeto iniciado pela CONDESUS e abrange os municípios de Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine e Silveira Martins. Seu grande valor é refletido em vários locais que apresentam expressivo patrimônio natural, cultural e arquitetônico, possuindo grande potencial do ponto de vista geocientífico e geoturístico. O  Geoparque Quarta Colônia é conhecido como uma área rica em conteúdo geopatrimonial e fossilífero, o material ali encontrado é do período Tríassico, de 251 a 199 Milhões de anos atrás (Ma).

 

 

Texto elaborado por Camila Jardim – Núcleo de Divulgação Institucional CCNE

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-369-305

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes