Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Professor do Departamento de Química ministra palestra no Egito

O professor Érico M. M. Flores, do departamento de Química, participou recentemente do 9th International Symposium on New Trends in Chemitry na cidade do Cairo, Egito. Este é um evento tradicional que ocorre há mais de 30 anos e é uma parceria da Universidade do Cairo com a Egyptian Society of Analytical Chemistry (ESAC). A organização deste evento conta com o apoio de diversas sociedades científicas de alto prestígio internacional como a Federation of European Chemical Societies (FECS), Royal Society of Chemistry (RSC, Reino Unido) e da International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC).

A Universidade do Cairo é uma das maiores universidades do mundo, contando com cerca de 300.000 alunos e nesta edição do evento, que ocorreu de 02 a 05 de janeiro de 2017 com o tema “Analytical Chemistry for Better Life”, estiveram presentes renomados cientistas da Europa, Ásia e África de diversas áreas da química e também membros do corpo editorial de periódicos científicos internacionais de grande reconhecimento mundial como o Trends in Analytical Chemistry (Elsevier), Analyst (RSC) e Journal of Analytical Atomic Spectrometry (RSC), todos com elevado fator de impacto.

O professor Érico, que também é diretor técnico-científico da FAPERGS, participou da mesa de abertura do evento falando sobre o desenvolvimento da ciência e tecnologia na área de química, no Brasil e no Estado do Rio Grande do Sul, sobre as possibilidades de colaboração internacional entre pesquisadores brasileiros e do Egito e sobre o apoio dos órgãos de fomento como a FAPERGS, além do CONFAP, FOPROP e outras entidades parceiras da FAPERGS. Ainda durante a solenidade de abertura o professor Érico, único palestrante convidado da América do Sul, recebeu uma distinção por sua contribuição para o avanço da ciência e, na sequência, ministrou a palestra intitulada “Challenges and Trends in Trace Elements Determination”.

Érico é professor Titular do Departamento de Química/UFSM e possui um importante histórico de contribuições na Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Entre suas diversas contribuições para o desenvolvimento científico e tecnológico, participou da comissão organizadora de diversos eventos nacionais e internacionais, tendo ministrado dezenas de palestras e recebido vários prêmios ou distinções científicas, além de possuir mais de 260 artigos publicados, uma patente comercializada internacionalmente e ser o editor de um livro na área de Química Analítica editado pela Elsevier.

O Centro de Ciências Naturais e Exatas, o Programa de Pós-Graduação em Química da UFSM e a Secretaria Regional da SBQ-RS parabenizam e congratulam-se com o Prof. Érico Flores por mais este reconhecimento merecido pela sua contribuição à ciência, tecnologia e inovação e formação de recursos humanos.

Com informações e fotos: professor Fábio Andrei Duarte