Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Meteorologia recebe visita de pesquisadores da Universidade de Oklahoma

Nesta segunda (6) a Meteorologia da UFSM recebe uma comissão de professores e pesquisadores, da área de Meteorologia, da University of Oklahoma formada pelos pesquisadores Lara Souza, Eugeni Fedorovic, Phillip Chilson e Keith Brewster e Antonio Botelho, da PUC-RJ.

Esta comissão realiza uma visita de prospecção acadêmica e científica em algumas instituições de ensino, pesquisa e de operação meteorológica no Brasil. A UFSM foi a única instituição do sul do Brasil a ser selecionada para visitação. O objetivo é encontrar parceiros no Brasil para firmar colaborações científicas e de intercâmbio acadêmico em Meteorologia.

A coordenação da visita no Brasil é feita pelo professor Antonio Botelho e o responsável pela organização da visita à UFSM é o professor Ernani de Lima Nascimento, do departamento de Física e vinculado aos cursos de graduação e pós-graduação em Meteorologia.

O professor Félix Soares, vice-diretor do CCNE e o professor Paulo Bayard Dias Gonçalves, vice-reitor da UFSM, estiveram presentes na recepção aos pesquisadores estrangeiros, ocasião em que o vice-diretor do CCNE destacou a importância de visitas como esta para a internacionalização da Universidade.

Na UFSM foi organizado um workshop em que estão sendo apresentadas as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelos pesquisadores e professores da Meteorologia e, na sequência, serão discutidas as oportunidades de cooperação, com vistas a celebração formal de intercâmbios.

O workshop que é coordenado pelo professor Ernani e deve se estender ao longo do dia, conta com a presença de professores, pesquisadores, alunos da graduação e da pós-graduação da Meteorologia da UFSM.

Com informações do prof. Ernani de Lima Nascimento (departamento de Física).