Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Trabalhos de egressos da Estatística ganham destaque em revistas cientificas

Nos últimos meses, os trabalhos de pesquisa de quatro egressos do curso de Estatística do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) foram aceitos em revistas cientificas nacionais e internacionais.

Orientados pelo professor do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Fábio Mariano Bayer, os egressos Bruna Gregory Palm e Diego Ramos Carterle tiveram seus artigos publicados pelas revistas internacionais Communications in Statistics. Simulation and Computation e Statistical Papers, respectivamente.

Já o artigo intitulado “Proposal of spatial dependence evaluation from the power semivariogram model” dos recém formados Ismael Barbosa e Edemar Appel Neto, com orientação do professor Ênio Seidel, recebeu o aceite do Boletim de Ciências Geodésicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Para o professor Fábio Mariano Bayer, é importante destacar essas conquistas como produto do trabalho desenvolvido dentro do curso de Estatística na UFSM. “Todos os trabalhos são resultados diretos dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) dos alunos e orientados por professores do Departamento de Estatística. E cabe destacar que os egressos do curso de Bacharelado em Estatística têm se destacado cientificamente, publicando em bons periódicos científicos e sendo aceitos nos melhores Programas de Pós-graduação em Estatística do Brasil”, explanou o docente.

Criado em 2009, a UFSM oferece o Bacharelado em Estatística – noturno – com duração de cinco anos visando formar profissionais com pensamento crítico e criativo para atender as diferentes demandas da sociedade local.

Mais informações podem ser acessadas no site. http://coral.ufsm.br/estat/

Texto: Arianne Teixeira de Lima/Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE