Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

XVI SAI CCNE encerrou atividades integradas nesta quarta-feira (25)

A XVI Semana Acadêmica Integrada do Centro de Ciências Naturais e Exatas (SAI CCNE), iniciada na segunda-feira (23) encerrou suas atividades integradas nesta quarta (25). Este ano, participaram do processo de construção da SAI os 10 cursos de graduação do CCNE que juntos promoveram uma ampla programação para atender os mais de 300 inscritos.
No total foram duas palestras e duas rodas de conversa integradas, além de mais de quarenta atividades específicas entre palestras, oficinas, minicursos e visitas técnicas organizadas pelos diretórios acadêmicos para contemplar suas áreas de formação.
Na sessão de abertura, a professora Solange Biontto Fagan, da Unifra e egressa da UFSM, cativou a atenção da plateia falando sobre “Mulheres na ciência: por que e para quem?”. Em sua interlocução, Solange apresentou o panorama, os desafios e os avanços das mulheres na ciência, assim como as perspectivas para a inclusão de jovens pesquisadoras, principalmente na área de ciências exatas e tecnológicas.

Ainda na noite da segunda-feira André Blos, gerente regional do SEBRAE, com a palestra “Eu, o agente de transformação”, instigou os participantes a refletirem sobre a capacidade de realização pessoal e profissional, a partir da abordagem de tópicos como: valores e crenças como base de desenvolvimento, planejamento pessoal e profissional.

Na manhã de ontem, a roda de conversa “As relações étnico-raciais na perspectiva dos estudantes da UFSM”, que contou com a participação de estudantes do coletivo AFRONTA e de representantes da cultura indígena, encerrou a rodada de atividades integradas.

A programação específica organizada por alguns diretórios prevê atividades ao longo desta quinta-feira e sexta-feira (26 e 27).