Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Pesquisa semestral visa avaliar e qualificar o corpo docente da Universidade

Estudantes de cursos presenciais de graduação e dos ensinos médio e técnico já podem fazer a avaliação de seus professores, na quinta edição da Avaliação do Docente pelo Discente, referente ao primeiro semestre de 2018. O questionário online pode ser acessado via Portal do Aluno e ficará disponível até o dia 31 de julho.

A Avaliação Docente é desenvolvida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), com o apoio das Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs) de cada unidade e operacionalizada pela Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (Coplai), vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan). A pesquisa tem como objetivo obter indicadores sobre o desempenho dos professores da UFSM em sala de aula, visando a qualificação do corpo docente da instituição. Além disso, a avaliação também serve como subsídio para a progressão funcional dos docentes das classes A, B e C, conforme determinação legal prevista pela Portaria nº.554, de 20 de junho de 2013.

O questionário de avaliação é composto por 18 itens na graduação, e 15 para estudantes dos ensinos médio e técnico. De acordo com a pró-reitora de Graduação, professora Martha Adaime, a pesquisa avalia como as disciplinas estão sendo ministradas em termos de cumprimento do programa, domínio do conteúdo pelo docente, se o professor relaciona a disciplina com as demais, a utilização de metodologias adequadas, a compatibilidade das avaliações com os conteúdos ministrados, se o professor estabelece diálogo, recebe críticas, dentre outras.

Os estudantes devem responder à pesquisa avaliando cada um dos professores com quem tiveram aulas durante o primeiro semestre de 2018. A avaliação não é obrigatória, mas a participação dos discentes é fundamental para a qualificação constante dos professores. O processo é totalmente sigiloso, garantindo que os estudantes não possam ser identificados pelos professores avaliados.

Os resultados da Avaliação serão disponibilizados aos docentes, chefes de departamento, coordenadores de curso, diretores de centro e Comissões Setoriais de Avaliação. À comunidade universitária de modo geral serão disponibilizados os relatórios elaborados pela CPA e as CSAs.

Segundo a pró-reitora de Graduação, o grande desafio da quinta edição da Avaliação Docente é aumento da participação dos discentes. Martha Adaime ressalta a importância do engajamento dos estudantes, para que a ferramenta de avaliação gere resultados significativos e possa embasar o desenvolvimento de ações e estratégias visando a melhoria do ensino na universidade: “O objetivo da Avaliação é que os resultados sejam utilizados no planejamento e na implementação de ações que busquem a melhoria das práticas pedagógicas na Instituição”.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor