Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Workshop na área de Física, que será realizado na UFRGS, terá participação de professores da UFSM

Entre os dias 4 e 6 de setembro, será realizado no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) o Workshop Magnetismo, Supercondutividade e Novos Estados Eletrônicos em Sistemas Fortemente Correlacionados, Frustrados e de Baixa Dimensionalidade.

O workshop, que irá contar com a participação de pesquisadores de países como Argentina, França e Alemanha terá professores do Programa de Pós-Graduação em Física Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) compondo o quadro de palestrantes envolvidos e convidados com o evento.

A organização do workshop é composta por 2 professores da UFRGS, 1 da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), 1 da Temple University, que fica localizada na Filadélfia, Pensilvânia (EUA) e também o professor da UFSM, Fábio Zimmer. Já os demais professores da UFSM convidados como palestrantes são Eleonir Calegari, Juliano Denardin e Lúcio Strazzabosco Dorneles.

Sobre a relevância deste workshop, o professor Lúcio Dorneles comenta: “Ele [o workshop] é importante por permitir a nossa interação direta com pesquisadores de outros lugares. Ainda que o tema do evento pareça extremamente especializado, certamente há uma ‘distância’ entre os diferentes temas em que cada um dos participantes está interessado; e por esta razão temos certeza que o workshop tem o potencial de criar novas colaborações”. O professor também diz possuir expectativas para o evento, devido à participação de outros professores da UFSM no mesmo. “Esperamos que o destaque dado aos pesquisadores da UFSM, que participarão da organização e como palestrantes convidados, motive a comunidade científica da região e dos outros locais participantes a participar da rede de colaboração do Programa de Pós-graduação em Física da UFSM”, fala Lúcio.

As inscrições no evento começam hoje (10) e vão até o dia 30 de julho. Para mais informações sobre o workshop, visite o site: http://www.ufrgs.br/wmsnee