Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

No mês das crianças, UFSM promove evento que aproxima a família ao universo dos dinossauros

Mostra Paleontológica (CAPPA)

No mês dedicado às crianças, acontece a segunda edição do PaleoDia da Quarta Colônia, um evento que marca o encontro das descobertas históricas da região com a comunidade, através de um ambiente com atividades para toda a família. De acordo com a diretora de captação  e relações institucionais do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus), Valserina Bulegon Gassen, “no evento as crianças são convidadas a se aventurarem no mundo dos dinossauros e a conhecerem aqueles que habitavam a nossa região no passado”.

O evento conta com uma ampla programação e diversas atividades, dentre elas a Mostra Paleontológica, que conta com os fósseis encontrados na região central do Rio Grande do Sul e vinculados ao Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (CAPPA) da UFSM. Fazem parte dessa mostra os fósseis do Buriolestes schultzi, pequeno dinossauro de uma das espécies mais antigas do mundo, do Bagualosaurus agudoensis, uma nova espécie de dinossauro descoberta em Agudo e do Siriusgnathus niemeyerorum, outra nova espécie recém encontrada que lembra a de um cachorro primitivo. A curiosidade deste último é que seu nome faz alusão à estrela Sirius e também foi inspirado no personagem fictício Sirius Black da série literária e cinematográfica Harry Potter

Crianças brincam de "paleontólogos" por um dia na atividade de caça ao fóssil na primeira edição do Paleodia.
Crianças brincam de “paleontólogos” por um dia na atividade de caça ao fóssil na primeira edição do Paleodia.

Haverá ainda a Caça ao Fóssil, onde as crianças têm a oportunidade de serem “paleontólogos por um dia” e procurarem por réplicas de fósseis de dinossauros enterrados na areia. Além disso, outras atividades estão programadas e estarão disponíveis as guloseimas da Quarta Colônia, banca de erva-mate e água quente, brinquedos infláveis e pintura facial.

Serviço:

Data: 20/10/2018

Hora: 15h

Local: Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da UFSM

Rua Maximiliano Vizzotto, 598, São João do Polêsine – RS.

Importante: Em caso de chuva o evento será transferido para o dia 10 de novembro.

Texto por: Lucas Zimmermann, acadêmico de Comunicação Social – Relações Públicas e bolsista do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE