Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Integrando acadêmicos e profissionais: conheça o Meeting com a Estatística

Reunião do projeto Meeting com a Estatística.

O dia 20 de outubro é marcado por ser o Dia Mundial da Estatística. Definida como um conjunto de métodos especialmente destinados à coleta, à apresentação, à análise e à interpretação de dados de observação, tendo como objetivo a compreensão de uma realidade específica para a tomada da decisão. A palavra estatística vem do latim e significa “estado”, graças ao primeiro uso da estatística que tinha como função o registro de dados e a elaboração de tabelas e gráficos para descrever resumidamente um determinado país em números. Passado muito tempo a estatística evoluiu, tornando-se uma ampla e complexa ciência, tirando conclusões sobre o conjunto todo a partir de amostras representativas.

Nesse sentido, o projeto de ensino Meeting com Estatística surgiu em maio de 2016, promovendo encontros com acadêmicos do curso de Bacharelado em Estatística e demais interessados na discussão de artigos científicos, suas bases metodológicas, delineamentos e análises estatísticas. Através desses encontros semestrais ocorre a integração entre os semestres, entre discentes de graduação, pós-graduação, docentes e egressos.  As ações desenvolvidas pelo grupo são centradas na busca de melhor compreensão e aplicação da estatística em diversas áreas de conhecimento.

Fazem parte do projeto os acadêmicos e docentes da graduação e da pós graduação em estatística, egressos dos cursos da UFSM de diversas áreas e servidores da universidade. O projeto dá subsídios ao desenvolvimento de inúmeros trabalhos amparados pela compreensão metodológica da parte estatística e de acordo com a coordenadora, professora Dra. Angela Isabel dos Santos Dullius, “as recompensas da realização do projeto provém do reconhecimento e do interesse do público que participa e é motivado a continuar participando”.

Para o futuro, a coordenadora garante que o projeto continuará contribuindo com o entendimento de questões metodológicas e de análises estatísticas aplicadas a diferentes áreas do conhecimento. Por meio dessas análises e interpretações, é possível fazer projeções para o futuro, analisar resultados e transformar dados em informações úteis para a interpretação de fenômenos econômicos, empresariais, sociais e até naturais. Desta forma, o projeto acaba contribuindo para a formação de profissionais especializados e próximos à área da matemática, capazes de coletar, analisar e interpretar dados e assim compreender melhor o universo da estatística.

 

Texto por: Lucas Zimmermann, acadêmico de Comunicação Social – Relações Públicas e bolsista do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE

Edição: Wellington Gonçalves, relações públicas do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE