Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Geografia Licenciatura e Química Bacharelado recebem 5 estrelas pelo Guia do Estudante

Avaliação do curso de Geografia – Licenciatura pelo Guia do Estudante.

A avaliação do Guia do Estudante dos cursos de ensino superior das instituições brasileiras é realizada anualmente. Através desse mecanismo de avaliação, os cursos de graduação conseguem obter um importante parâmetro para analisar o que pode ser melhorado. Além disso, a avaliação também pode ser referência para atores externos, tais como outras instituições e também futuros estudantes dos cursos avaliados.

Desenvolvida durante oito meses, ela é composta por cinco etapas, que são: atualização dos dados das instituições, definição dos cursos que serão avaliados, preenchimento de formulário, pesquisa de opinião com pareceristas e a avaliação final. Os cursos são classificados como bons (3 estrelas), muito bons (4 estrelas) e excelentes (5 estrelas).

Na avaliação de 2018, o Guia do Estudante classificou os cursos do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da UFSM com 4 e 5 estrelas. Entre os cursos avaliados com os conceitos 4 e 5, estão  Ciências Biológicas – Licenciatura e Ciências Biológicas – Bacharelado (ambos com 4 estrelas); Física – Licenciatura e Física – Bacharelado (4 estrelas, ambos); Matemática – Licenciatura e Matemática – Bacharelado (4 estrelas); Estatística – Bacharelado (4 estrelas); Meteorologia – Bacharelado (4 estrelas); Geografia – Licenciatura (5 estrelas) e Geografia – Bacharelado (4 estrelas) e Química – Licenciatura (4 estrelas) e Química – Bacharelado (5 estrelas).

De acordo com Rogemar Riffel, coordenador do curso de Física, ele acredita que a avaliação 4 estrelas dos cursos de Física se dá pelas oportunidades oferecidas aos estudantes de participarem de atividades do ensino, pesquisa e extensão da universidade. “A maioria dos nossos alunos atua em projetos de iniciação científica ou iniciação da docência desde os primeiros semestres do curso. Dessa forma os egressos do nosso curso são muito qualificados e se tem fácil inserção no mercado de trabalho e em programas de pós-graduação”, avaliou ele.

Para os coordenadores dos cursos de Química, Valderi Dressler e Osmar Damian Prestes, a avaliação da Química pelo Guia do Estudante se dá, significativamente, devido à atividades nas quais o corpo docente está envolvido. “92% do nosso corpo docente possui a titulação de doutorado (incluindo professores do quadro ou substitutos), sendo que 100% deles se dedicam exclusivamente às atividades de ensino, pesquisa e extensão na UFSM. Do total dos professores que compuseram nosso corpo docente ao longo de 2017/2 e 2018/1, 82% publicou trabalhos em periódicos indexados em bases internacionais ou livros e capítulos de livros, comprovando a constante atualização do corpo docente que atende aos nossos cursos”, relataram os coordenadores.

Texto por: J. Antônio de Souza Buere Filho, acadêmico de Comunicação Social – Produção Editorial e bolsista do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE

Edição: Wellington Gonçalves, relações públicas do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE