Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Dinossauros ganham espaço na Feira do Livro de Agudo

Crianças em visita ao estande do CAPPA.

Nos dia 10 e 11 de abril aconteceu em Agudo a tradicional Feira do Livro, que em sua décima quinta edição, foi promovida pela Prefeitura Municipal de Agudo e pelo Serviço Social do Comércio (SESC). Nessa oportunidade, o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (CAPPA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi convidado a ocupar um estande e mostrar réplicas de fósseis que fazem parte do seu acervo, além de divulgar as mais recentes descobertas de novas espécies de dinossauros que ocupavam a região há milhões de anos.

As ações expostas na feira serviram principalmente para mostrar que não só no exterior, mas também na região da Quarta Colônia a paleontologia é muito forte e rica em descobertas. Flávio Augusto Pretto, paleontólogo do CAPPA, destacou que por vezes a população local não sabe que nessa região habitavam dinossauros e outros animais tão antigos quanto eles. Para ele, “sempre que possível a gente precisa ir até a comunidade, mostrar nosso trabalho e atrair a atenção das pessoas para a importância do nosso trabalho enquanto paleontólogos no Rio Grande do Sul”.

Estande montado na XV Feira do Livro de Agudo.

Instigando e despertando a atenção para a leitura, atividades culturais e paleontológicas, essa ação atraiu principalmente o público infantil da região da Quarta Colônia. Segundo Gisela Sartori Farencena, administradora do CAPPA, nos dois dias de evento, cerca de 500 crianças e adolescentes visitaram o espaço do CAPPA e obtivemos um retorno muito positivo, pois todos ficaram extremamente  curiosos e interessados na nossa exposição”. Ainda segundo a administradora, o compromisso do Centro é de proporcionar a divulgação paleontológica e  científica para a comunidade e isso vem sendo realizado através de atividades de extensão e museologia.

Passando a fazer parte do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) em 2013, O CAPPA possui a missão de mapear novos sítios de fósseis,, monitorar os locais já conhecidos, coletar e armazenar fósseis de vertebrados e plantas, além de dar apoio ao desenvolvimento da pesquisa nas áreas de paleontologia e geologia.

Para quem não teve a oportunidade de visitar o estande na Feira do Livro, o CAPPA tem a disposição do público sua Mostra Paleontológica, que está aberta para visitação de segunda a sábado, das 9h às 12h e de 13h30 às 17h.  Para conhecer o espaço basta agendar a visita pelo telefone (55) 3269-1022.

 

Texto por: Lucas Zimmermann, acadêmico de Comunicação Social – Relações Públicas e bolsista do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE

Revisão: Wellington Gonçalves, relações públicas do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE