Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Dinossauros ganham espaço na Feira do Livro de Agudo

Nos dia 10 e 11 de abril aconteceu em Agudo a tradicional Feira do Livro, que em sua décima quinta edição, foi promovida pela Prefeitura Municipal de Agudo e pelo Serviço Social do Comércio (SESC). Nessa oportunidade, o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (CAPPA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi convidado a ocupar um estande e mostrar réplicas de fósseis que fazem parte do seu acervo, além de divulgar as mais recentes descobertas de novas espécies de dinossauros que ocupavam a região há milhões de anos.

Crianças em visita ao estande do CAPPA.

As ações expostas na feira serviram principalmente para mostrar que não só no exterior, mas também na região da Quarta Colônia a paleontologia é muito forte e rica em descobertas. Flávio Augusto Pretto, paleontólogo do CAPPA, destacou que por vezes a população local não sabe que nessa região habitavam dinossauros e outros animais tão antigos quanto eles. Para ele, “sempre que possível a gente precisa ir até a comunidade, mostrar nosso trabalho e atrair a atenção das pessoas para a importância do nosso trabalho enquanto paleontólogos no Rio Grande do Sul”.

Estande montado na XV Feira do Livro de Agudo.

Instigando e despertando a atenção para a leitura, atividades culturais e paleontológicas, essa ação atraiu principalmente o público infantil da região da Quarta Colônia. Segundo Gisela Sartori Farencena, administradora do CAPPA, nos dois dias de evento, cerca de 500 crianças e adolescentes visitaram o espaço do CAPPA e obtivemos um retorno muito positivo, pois todos ficaram extremamente  curiosos e interessados na nossa exposição”. Ainda segundo a administradora, o compromisso do Centro é de proporcionar a divulgação paleontológica e  científica para a comunidade e isso vem sendo realizado através de atividades de extensão e museologia.

Passando a fazer parte do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) em 2013, O CAPPA possui a missão de mapear novos sítios de fósseis,, monitorar os locais já conhecidos, coletar e armazenar fósseis de vertebrados e plantas, além de dar apoio ao desenvolvimento da pesquisa nas áreas de paleontologia e geologia.

Para quem não teve a oportunidade de visitar o estande na Feira do Livro, o CAPPA tem a disposição do público sua Mostra Paleontológica, que está aberta para visitação de segunda a sábado, das 9h às 12h e de 13h30 às 17h.  Para conhecer o espaço basta agendar a visita pelo telefone (55) 3269-1022.

Texto por: Lucas Zimmermann, acadêmico de Comunicação Social – Relações Públicas e bolsista do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE

Revisão: Wellington Gonçalves, relações públicas do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE