Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Central de Tutoria do CCNE, um espaço de apoio ao ensino das Exatas voltado a todos os estudantes da UFSM

Temas como evasão, permanência e dificuldades na aprendizagem vem sendo cada vez mais discutidos dentro e fora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). No Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), é possível observar que esse fato se acentua por abrigar as “ciências duras”, muitos dos estudantes que ingressam nos cursos da Unidade identificam uma lacuna entre o conteúdo apresentado no ensino médio e o conhecimento prévio exigido no ensino superior.

Nelson Roberto Weirich Junior, estudante de Engenharia da Computação e Tutor de Cálculo.

Temas como dificuldades na aprendizagem, permanência e conclusão vem sendo cada vez mais discutidos dentro e fora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). No Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), é possível observar que esse fato se acentua. Por abrigar as “ciências duras”, muitos dos estudantes que ingressam nos cursos do CCNE identificam uma lacuna entre o conteúdo apresentado no ensino médio e o conhecimento  exigido no ensino superior. Essa problemática impacta diretamente nos índices de evasão e reprovação e tem mobilizado a direção da Unidade em implantar medidas que melhorem o ensino-aprendizagem, mas que também reflitam na qualidade de vida dos estudantes e nos indicadores de excelência exigidos pela sociedade.

Nesse contexto, no início deste semestre, a Unidade de Apoio Pedagógico (UAP) do CCNE  implementou a Central de Tutoria, um espaço destinado a auxiliar os alunos de toda Universidade tanto em dúvidas específicas como também no planejamento mais amplo para sanar dificuldades nas áreas de matemática, química, física e estatística. Esse auxílio é prestado por estudantes tutores com orientação docente e coordenados pela UAP. Em resumo, nesse espaço os alunos podem contar com outros alunos dispostos a tornarem o processo de aprendizagem na Universidade mais tranquilo e eficaz.

De acordo com Rozieli Bovolini, técnico-administrativo coordenadora da Central, “esperamos que a criação e a implantação da Central de Tutoria favoreça na permanência e na aprendizagem de todos os estudantes que cursam alguma disciplina no CCNE, além de proporcionar mais um espaço de aprendizagem, de socialização e de acolhimento durante a sua trajetória na Universidade”. Além disso ela ainda chama atenção para  a construção de uma cultura de busca ativa pela construção do conhecimento, ou seja, “o estudante deve se motivar e escolher o caminho que quer seguir para garantir a efetividade de seu aprendizado”.

Estudantes em atendimento.

Muitos alunos recém chegados na Universidade nos procuram assustados e cheios de dúvida e é muito bom poder ajudar a deixá-los mais tranquilos sobre os conteúdos. Essa é a nossa função enquanto tutores”, disse o estudante do terceiro semestre de Engenharia Elétrica e tutor de Cálculo B, Juliano Damiani. Segundo ele, o ambiente destinado a receber as tutorias oferece um espaço acolhedor e descontraído, contribuindo para a melhor compreensão de conteúdos mais complexos. “Depois que a gente ajuda os colegas a entenderem a matéria, eles costumam se sentir mais seguros e aprendem com mais facilidade”, pontua o tutor.

Giovana Sabadin, acadêmica de farmácia atendida na Central, garante que esse espaço de aprendizagem é essencial para a formação dos conteúdos básicos. “Na aula muitas vezes a gente fica com vergonha de perguntar pro professor e aqui não, me sinto muito à vontade para dizer o que não entendi e pedir ajuda para aprender”, disse ela. Além disso, a estudante destaca a prestatividade e atenção dos tutores, que estão sempre dispostos a sanar as dúvidas e procurar explicar os conteúdos da melhor forma possível.

Tutores atendem estudantes de toda Universidade, prestando auxílio em conteúdos da área de exatas.

A Central de Tutoria do CCNE está localizada na sala 1.110, do prédio 13. O atendimento é feito por 30 tutores distribuídos nos três turnos, das 7h30 às 21h30, de segunda à sexta, conforme quadro disponibilizado no mural em frente à sala da Central.

Texto por: Lucas Zimmermann, acadêmico de Comunicação Social – Relações Públicas e bolsista do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE

Revisão: Wellington Gonçalves, relações públicas do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE