Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Sonhos, amizade e a defesa da Universidade: conheça Cristiele Spat

Estudar na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sempre foi um desejo de Cristiele Spat, desde sua adolescência. Quando foi aprovada no vestibular e passou a frequentar diariamente os espaços da Instituição, nasceu nela o desejo de contribuir para o melhor funcionamento da Universidade e isso a motivou para, depois de formada, ser aprovada no concurso público para Técnico Administrativo em Educação (TAE), em 2011. Para Cris, “trabalhar na universidade é uma grande recompensa.  É um trabalho muito gratificante”.

Cristiele Spata, TAE do Núcleo de Infraestrutura do CCNE.

Filha de agricultores, Cristiele conta que a sua trajetória na UFSM iniciou no ano de 2005, quando ingressou no curso de Ciências Biológicas e saiu da casa dos seus pais em Restinga Seca. Após concluir a graduação, fez Mestrado em Agrobiologia e como TAE, atuou no departamento de Biologia e na direção do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) e, hoje, trabalha no Núcleo de Infraestrutura do CCNE.

Reconhecida por tratar todos com paciência e compreensão, Cris conta que tenta sempre motivar e dar a devida atenção para quem a procura, pois essas são necessidades básicas de qualquer ser humano. “É importante saber que por uma palavra ou um gesto meu eu acabo melhorando o dia de alguém”,  disse a servidora que carrega consigo o orgulho de fazer parte da Universidade e ser cercada por pessoas competentes e comprometidas em fazer do CCNE um espaço mais acolhedor e humano.

Ao longo do seu percurso como servidora, a ajuda que recebeu dos seus colegas de trabalho foi essencial para que ela soubesse que rumo seguir e pudesse se desenvolver nos locais por onde trabalhou. Ela destaca que o aprendizado adquirido no decorrer de sua jornada foi enorme devido a qualidade da Instituição, além de salientar o fato de ela ser pública e oferecer oportunidades únicas para muitas pessoas, principalmente para quem não tem condições financeiras de fazer parte de uma instituição privada.

Entre os desafios enfrentados por ela em sua profissão está o de “mostrar o quanto a universidade faz a diferença na vida das pessoas, o quanto a educação pública é essencial para todos terem a oportunidade de estudar”. Outro ponto abordado por Cristiele é a necessidade de saber gerir os recursos, principalmente no setor onde trabalha, a fim de estar sempre preparada para atender às novas demandas da Universidade. Atuando no Núcleo de Infraestrutura, a servidora destaca que seu trabalho está diretamente ligado aos espaços que as pessoas do CCNE frequentam e, por isso, oferecer um local agradável e bem cuidado impacta e melhora o dia a dia das pessoas.

Cristiele tem como seus objetivos fazer sempre o melhor para a instituição, buscando sempre que seu trabalho seja prestado da melhor forma possível, fazendo com que toda comunidade reconheça e valorize a categoria dos servidores públicos e a Universidade como um todo. Ela espera poder colaborar com tudo que estiver ao seu alcance para que a UFSM cresça cada vez mais, tenha mais alunos que ingressem a cada ano e consigam conquistar o seu diploma e a formação profissional e cidadã.

Texto por: Fabrício Simões Dias, acadêmico de Comunicação Social – Jornalismo e bolsista do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE

Revisão: Wellington Gonçalves, relações públicas do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE