Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Formação para Inclusão Educacional é tema de capacitação voltada para servidores da UFSM

A Formação para Inclusão Educacional, ofertada aos servidores e servidoras da UFSM, vem atender à necessidade de formação continuada na área da inclusão educacional, demarcada pelo contexto social contemporâneo. O programa do curso, constituído por módulos temáticos especiais, visa favorecer práticas sociais originadas nos princípios da inclusão a partir da necessidade de sensibilização da Universidade com vistas a um atendimento inclusivo, que contemple a diversidade da comunidade universitária.

Serão desenvolvidas as seguintes temáticas:

• Uma Universidade para Todos/as;
  • Deficiências, Diversidade e Inclusão: (Pre) Conceitos e Reflexões; Políticas Públicas e Legislação Brasileira para a Inclusão;
  • Deficiência Auditiva e Surdez; Cegueira e Baixa Visão; Deficiência Intelectual e Autismo;
  • Altas Habilidades/Superdotação;
  • Deficiências Físicas e Motoras: Barreiras Arquitetônicas, Design Inclusivo e Tecnologias Assistivas; e
  • Transtornos Mentais Comuns.

O curso é promovido pela PROGRAD – Pró-Reitoria de Graduação UFSM e para mais informações clique e acesse o Portal de Capacitação.