Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Pesquisa acerca da violência de gênero na universidade está disponível no Portal do Aluno UFSM

As acadêmicas da UFSM podem participar como voluntárias da pesquisa “Violência de gênero na universidade: percepção das mulheres estudantes e a rota crítica para seu enfrentamento”, que está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem- PPGENF da UFSM.

Esta pesquisa pretende identificar as percepções das mulheres estudantes acerca da violência de gênero na universidade; caracterizar a população de mulheres estudantes universitárias que vivenciaram situações de violência de gênero e; conhecer os fatores que interferem na rota crítica (busca por ajuda) para o enfrentamento da violência.

O instrumento é composto por questões objetivas sobre dados sociodemográficos, acadêmicos, situação de violência, rota crítica e percepção sobre violência entre universitárias. Estima-se que o tempo de preenchimento seja entre 10 e 15 minutos.

O questionário online  está disponível no Portal do Aluno da UFSM. Podem participar do estudo, mulheres estudantes dos cursos técnicos não integrados ao ensino médio, graduação e pós-graduação, de qualquer campi da UFSM. O questionário estará disponível para estudantes do sexo feminino e, estudantes do sexo masculino, que se identificam com o gênero feminino, desde que possuam nome social na instituição.

O estudo recebeu parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa e da Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa.