Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Programação de acolhimento aos calouros integrou estudantes, ex-alunos e servidores da Unidade

A Unidade de Apoio Pedagógico (UAP) do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), preparou nos dias 05 e 06 deste mês uma programação voltada à recepção e ao acolhimento das e dos estudantes ingressantes neste segundo semestre nos cursos noturnos de Física e Matemática Licenciatura Plena.



A Unidade de Apoio Pedagógico (UAP) do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), preparou nos dias 05 e 06 deste mês uma programação voltada à recepção e ao acolhimento das e dos estudantes ingressantes neste segundo semestre nos cursos noturnos de Física e Matemática Licenciatura Plena.

Além da equipe de servidoras e bolsistas da UAP, participaram da integração os estudantes dos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) e coordenadores dos cursos, como também egressos que compartilharam as suas trajetórias acadêmicas e profissionais.

“Compreendemos que a recepção é o primeiro momento para que o estudante se sinta acolhido e pertencente à universidade e ao CCNE. O estabelecimento de boas relações entre os calouros, estudantes e veteranos e com servidores docentes e técnicos reflete na permanência no curso”, explica Tâmie Duarte, acadêmica de Química Licenciatura e bolsista da UAP.

Além das apresentações dos cursos realizadas pelos coordenadores e após a roda de conversa com os egressos, os “petianos” realizaram uma Mostra dos trabalhos realizados ao longo do semestre e do ano anterior e com jogos interativos finalizaram o primeiro dia.

No segundo dia, a UAP convidou a professora Andreia Inês Dillenburg, especialista em Gestão Educacional, mestre e doutoranda em Educação, que apresentou as perspectivas de como aprendemos, quais as relações entre a motivação e o estudo, o papel das emoções na aprendizagem, a busca pela saúde numa perspectiva biopsicossocial, além de dicas de como otimizar a rotina acadêmica, conciliando com todas as demais atividades dos estudantes.

 

 

 

Com informações da Unidade de Apoio Pedagógico.

 

Agradecimentos especiais aos egressos:

 Tiago Bremm: Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Meterologia da Universidade Federal de Santa Maria.  Graduado em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Participou do Programa Ciência sem Fronteiras cursando dois semestres letivos na Universidade Alemã Technische Universität München – München. Atualmente cursando mestrado em Meteorologia na UFSM.

Tamíres Zimmer: Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Física pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2017). Graduada em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2015). Integrante do Laboratório de Micrometeorologia (LUMET). Tem experiência na área de Micrometeorologia e Agrometeorologia, atualmente atua nos temas de fluxo de calor no solo, condutividade térmica e variáveis do solo como: precipitação, temperatura e umidade.

Michel Baptistella Stefanello: Possui graduação e mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atualmente é aluno de doutorado em Física na UFSM. Tem experiência na área de Micrometeorologia e Dispersão de poluentes na Camada Limite Planetária estável.

 Iasmin Martins : Possui graduação em licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente mestranda em Educação Matemática pelo Programa de Pós – Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da UFSM e participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat/UFSM). Durante a graduação foi bolsista do PIBID Educação Matemática e monitora do Programa Novo Mais Educação em uma escola municipal da cidade de Santa Maria.

Viviane Carvalho: Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2011), Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física/UFSM (2018). Atualmente é professora no Colégio Coronel Pilar, no mesmo nomeada de Secretária de Educação do Estado do RS. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat).

Gabriel Pacheco: Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada. Professor de Cursinhos preparatórios para concursos.

Daniel Siqueira de Oliveira: Possui graduação em Ciências biológicas-Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista de iniciação científica no Laboratório de Biologia Molecular e Sequenciamento de DNA da UFSM. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Bioinformática, tendo desenvolvido pesquisa no estudo de elementos transponíveis de Drosophila melanogaster e na evolução de vermes do filo Platyhelminthes.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-369-1775

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes