Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Serrapilheira lança terceira Chamada Pública de Apoio à Pesquisa

O Instituto Serrapilheira lança nesta quarta-feira, 18 de setembro, a sua terceira Chamada Pública de Apoio à Pesquisa Científica. O objetivo é selecionar até 24 jovens pesquisadores que façam grandes perguntas nas áreas de Ciências Naturais, Ciência da Computação e Matemática.

Os contemplados receberão grants de até R$ 100 mil, cada. Como nas chamadas anteriores, o Serrapilheira procura pesquisadores criativos com perguntas ambiciosas que busquem, sobretudo, compreender as questões fundamentais da ciência, ainda que os projetos envolvam estratégias de risco.

Por acreditar que a diversidade é essencial para uma ciência de qualidade por promover a pluralidade de ideias, o instituto encoraja a candidatura de mulheres, pessoas negras e de outros grupos sub-representados.

Os requisitos são que o candidato tenha vínculo permanente com alguma instituição de pesquisa no Brasil e que tenha concluído o doutorado entre 1º de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2017.

Esse prazo é estendido em um ano para mulheres com um filho e em dois anos para aquelas com dois ou mais filhos.Os cientistas contemplados com o apoio de R$ 100 mil são reavaliados após um ano.

A partir daí, até três terão o apoio renovado e receberão até R$ 1 milhão, para investir em suas pesquisas por três anos.

Confira o edital completo aqui. As inscrições vão de 18 de novembro a 18 de dezembro de 2019.