Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Programa prevê mobilidade de pesquisadores de pós-graduação entre universidades brasileiras e portuguesas

O programa tem como objetivo aprovar projetos conjuntos de pesquisa entre instituições de ensino brasileiras e portuguesas. Poderão ser inscritos projetos nas áreas do conhecimento, definidas em conjunto entre a FCT e a CAPES e descritas no Edital vigente. A proposta deve prevê o intercâmbio, a mobilidade pesquisadores, docentes e discentes de pós-graduação e que contribuam para a expansão e internacionalização de suas instituições.

Benefícios
Missões de estudo: consiste no deslocamento de estudantes brasileiros ou estrangeiros com visto de residência permanente no Brasil, devidamente vinculados à instituição de ensino superior brasileira e inscritos como membros do projeto, para desenvolver atividades acadêmicas e de pesquisa no exterior na área de interesse do projeto.

Modalidades:
Doutorado sanduíche: duração de 4 (quatro) meses até 12 (doze) meses, improrrogáveis;
Pós-doutorado: duração de 2 (dois) meses até 12 (doze) meses, improrrogávei;
Professor Visitante Júnior: entre 2 (dois) meses até 12 (doze) meses, improrrogáveis;
Professor Visitante Sênior: entre 2 (dois) meses até 12 (doze) meses, improrrogáveis.

Benefícios:
Mensalidade
Auxílio deslocamento: para brasileiros em missão em Portugal
Auxílio instalação: destina-se a contribuir com as despesas iniciais para a acomodação e manutenção no país de destino
Auxílio seguro saúde

Com informações do Gabinete de Projetos GAPCCNE