Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Formanda da UFSM é premiada com medalha de prata em Olimpíada de Química para o ensino superior

Jéssica Costa Alvim juntamente com a coordenadora regional da II OBESQ no estado do Rio Grande do Sul, profa. Tania Salgado (UFRGS) e com o coordenador regional da II OBESQ no estado de Rondônia, prof. Renato Cassaro (UNIR), na cerimônia nacional de premiação da Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química.

A acadêmica Jéssica Costa Alvim, de 23 anos, conquistou a medalha de prata na área de Química Analítica na 2ª Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (II OBESQ). Natural de Ji-Paraná (RO), Jéssica é estudante do 8º semestre do curso de Química Bacharelado da Universidade Federal de Santa Maria, e foi a única aluna do Rio Grande do Sul a ser premiada com medalha na II OBESQ. Além do segundo lugar na área de Química Analítica, ela também conquistou a 18ª posição na classificação geral da competição, que contou com mais de 400 acadêmicos de nível superior inscritos em todo o país.

Certificado de premiação da acadêmica Jéssica Costa Alvim na II OBESQ.

A Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (OBESQ) é uma atividade promovida pela Associação Brasileira de Química (ABQ) e coordenada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão. A Olimpíada destina-se a estudantes de Cursos de Química (Licenciatura, Bacharelado e Química Industrial), Tecnologia (Tecnologia de Processos Químicos) e áreas afins (Engenharia Química e Farmácia) de instituições públicas e privadas de todo território nacional.

Segundo Jéssica, “além de ser uma forma de testar o conhecimento sobre Química, a Olimpíada proporciona visibilidade para os alunos e para os cursos das instituições que participam; o que é muito importante para motivar a participação de novos estudantes neste tipo de evento ou mesmo melhorar o empenho nos estudos ao longo do curso de Química”.

A cerimônia de premiação da II OBESQ ocorreu na última sexta-feira (29 de novembro), às 18 horas, na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (USP). Para custear a viagem que garantisse sua participação na cerimônia, a acadêmica contou com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação da UFSM (PROGRAD), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), de professores, amigos e familiares.

Além de Jéssica, outros 6 alunos da UFSM receberam menção honrosa na II OBESQ, fruto de seus excelentes desempenhos: Diana Lermen (8º semestre de Química Industrial), Gustavo Henrique Weimer (8º semestre de Química Bacharelado), Luiz Eduardo Welter (8º semestre de Química Licenciatura), Luiza Bertoldo Stefanello (8º semestre de Química Licenciatura) e Natália Vincensi Fagundes (7º semestre de Química Industrial).