Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor da UFSM é representante brasileiro na Divisão de Química Analítica da IUPAC



O Professor Érico Marlon de Moraes Flores, do Departamento de Química do Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atual coordenador da Secretaria de Apoio Internacional da UFSM, foi reeleito, na última semana, como Membro Associado da Divisão de Química Analítica (Division V) da IUPAC  para o biênio de 2022-2023. Ele é o único representante brasileiro que integra a organização e já ocupou o cargo de vice-presidente em mandatos anteriores.

A União Internacional de Química Pura e Aplicada (em inglês: International Union of Pure and Applied Chemistry, IUPAC) é a autoridade mundial em nomenclatura e terminologia química, incluindo a nomeação de elementos na tabela periódica, métodos de medidas, peso atômico e muitos outros dados avaliados rigorosamente. Desde 1919, a organização internacional não-governamental busca maestria científica para a solução de problemas críticos ao redor do globo, que envolvam todos os aspectos da química, os quais possuem impacto direto na sociedade. 

Ao longo dos anos, a organização vem contribuindo para o ramo da Química, como um catalisador que une profissionais da área de diversos países. Ela cumpre o seu propósito adotando o desenvolvimento sustentável, provendo uma linguagem em comum para a química e advogando a troca gratuita de informação científica, com o intuito de realizar acordos que favoreçam o progresso da química mundialmente. 

Professor Érico Flores do Departamento de Química.

Essa experiência junto à IUPAC – maior organização de Química do mundo – é aproveitada nas atividades de pesquisa, ensino, extensão e inovação da UFSM, e possibilita visibilidade e contatos com pesquisadores de outros países. O professor Érico compartilha que a sua expectativa para o mandato que vêm pela frente é de muito trabalho, agora que já conhece os mecanismos e caminhos a serem trilhados na IUPAC: “Espero poder desenvolver minhas atividades com mais efetividade do que antes e mostrar aos pesquisadores estrangeiros que a UFSM possui pesquisa diferenciada e de qualidade internacional como os últimos rankings têm demonstrado”, completa o docente.

As pesquisas do professor Érico Flores no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ-UFSM) têm ênfase em processos industriais, tecnologias de preparo de amostras e desenvolvimento de métodos analíticos envolvendo as técnicas de espectrometria atômica e de cromatografia. Ele também pesquisa o emprego de energias alternativas, como ultrassom e micro-ondas com aplicação em diversos processos de laboratório e industriais.

Um dos desafios institucionais da UFSM é o de internacionalização, ou seja, aumentar a qualificação e pesquisas internacionais, com a meta de ser uma Universidade de excelência. Espera-se que ter um professor na posição de vice-presidência na Divisão de Química Analítica da IUPAC, e outros professores em organizações renomadas, contribua para motivar jovens pesquisadores a trabalharem para conquistar conhecimento no campo. De acordo com o professor, é preciso manter o foco nos atributos e credibilidade de trabalhos publicados, para que as pesquisas não cresçam apenas em quantidade, mas principalmente em qualidade. E dessa forma, seja percorrido um caminho que gere reconhecimento e visibilidade para a instituição. 


Texto: Jéssica Missias Medeiros; Edição: Natália Huber da Silva.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-369-2310

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes