Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Confira o que ocorreu no Mês de Talentos dos/as Servidores/as do CCNE



Neste Dia do Servidor Público de 2021 (último dia 28), o Centro de Ciências Naturais e Exatas lançou o “Mês de Talentos dos/as Servidores/as do CCNE”, uma iniciativa criada com o objetivo de divulgar e valorizar os talentos incríveis dos servidores e servidoras do CCNE, para além de suas atividades profissionais na UFSM. 

Durante o mês de setembro e outubro, o CCNE convidou os e as servidoras a aceitarem o desafio e compartilharem suas diversas aptidões. Com lançamento no dia 28 de outubro, se estendendo às próximas quatro semanas, a primeira divulgação aconteceu nas redes sociais, através de uma série de publicações e hoje foi lançada a página de acervo de Talentos do CCNE, aqui no nosso site.

Confira, abaixo, alguns talentos que foram revelados neste mês: 

Fotografia

A Professora Associada do Departamento de Química, Cláudia Smaniotto Barin, compartilhou as suas aventuras na macro fotografia, que segundo ela “possibilita ver o mundo sob outra perspectiva, evidenciando detalhes de cenas, objetos ou seres, que normalmente passam despercebidos”. Para realizar essas fotografias, a servidora utiliza uma câmera NIKON D5100 e uma lente de distância focal de 105mm. 

Poesia e Fotografia

O Professor Associado do Departamento de Física, Lucio Strazzabosco Dorneles, mostrou que sua afinidade não é apenas com as exatas, pois ele também tem o talento da poesia. Junto ao seu irmão Lauro, ambos inspiram-se na paixão pela música, instrumentos e melodia. Com essa mistura, eles convidam todos a embarcarem no poema chamado “Tecla”, sobre lembranças e momentos que despertam o imaginário. Além disso, o professor também compartilhou o talento da fotografia, e enviou uma imagem realizada durante seu percurso para a Universidade: “A foto foi inspirada na luminosidade característica de uma manhã de outono; hoje, a foto inspira o retorno ao convívio com os estudantes”, conta o servidor. 

Artesanato / Arte em Crochê

A secretária do Departamento de Química da UFSM, Marilene Dias do Nascimento, possui o talento de artesanato em crochê, também conhecido como técnica “Amigurumi”. De acordo com a servidora, a técnica surgiu no Japão e o nome Amigurumi surgiu da contração das palavras ‘Ami’, que tem vários significados, entre eles ‘tricô’ ou ‘malha’, e ‘Nuigurumi’ que significa ‘bichos de pelúcia de tricô’: “Isso consiste em confeccionar bichinhos tridimensionais com pontos de tricô ou crochê. O processo de execução é todo artesanal e por ser feito a mão permite que cada peça seja única, uma vez que é praticamente impossível fazer um trabalho idêntico a outro. São confeccionados com linha de algodão ou lã e a agulha compatível. O ponto mais usado é o ponto baixo. Normalmente os personagens não tem boca para não terem emoções definidas, assim em um dia que você está triste, vai sentir que a boneca também está triste, já em um dia que você está alegre, a boneca também estará alegre”, explica.

Elaboração de vídeos animados para ensino e aprendizagem de inglês

Por último, também foi revelado o talento da Elvandir Guedes Guimarães, que além de ser Secretária do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Toxicológica, tem um canal no youtube com o propósito de facilitar a aprendizagem de inglês para crianças. Elvandir dedica-se à criação de materiais didáticos para o público infantil, com vídeos animados e uma linguagem acessível a esse público. Ela busca através da forma pedagógica ensinar inglês de maneira fácil e prática. 

Os conteúdos completos do Mês de Talentos dos Servidores/as do CCNE estão disponíveis no Acervo

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-369-2470

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes