Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Espaço de preservação e conhecimento: Jardim Botânico da UFSM completa 40 anos 



Na última segunda-feira (06), o Jardim Botânico da Universidade Federal de Santa Maria realizou a cerimônia de celebração aos 40 anos de fundação, na qual estavam presentes autoridades da UFSM, servidores(as) e alunos(as) que atuam neste espaço educativo e de preservação da natureza. O evento iniciou com uma apresentação musical de Anie Freire e Biga Somavilla e, após, seguiu com  discursos emocionantes dos convidados presentes, que demonstraram o apreço e admiração pelo local de trabalho. Ao final, ocorreu a inauguração da placa comemorativa aos 40 anos do Jardim Botânico. A live do cerimonial foi transmitida através do youtube do JBSM e está disponível a quem deseja assisti-la, a qualquer momento. 

Placa comemorativa de 40 anos do Jardim Botânico. /Créditos: Jéssica Medeiros

Fundado em 10 de dezembro de 1981, o Jardim Botânico da UFSM (JBSM), órgão suplementar do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), tem por missão ser um local de conservação das espécies florestais nativas do Rio Grande do Sul, e busca estimular o ensino, a pesquisa e a extensão, sendo fundamental para aproximar a academia e a sociedade. Estima-se que o Jardim recebeu 10 mil visitantes no ano de 2019 e, desde o início da pandemia, ofertou 25 oficinas virtuais de educação socioambiental para escolas da região. Em novembro, este reabriu as portas para o público, após mais de um ano de atividades presenciais suspensas. 

A criação do Jardim Botânico foi uma iniciativa do professor do Departamento de Biologia da UFSM, Santo Masiero. Desde o seu ingresso na Universidade, ele sonhava em criar um jardim botânico onde os estudantes pudessem ter o contato direto com as plantas, com o objetivo de se tornar um local de preservação e educação ambiental. Em 1979, obteve a aprovação do Conselho Universitário e, após a inauguração em 1981, dedicou-se ao plantio e desenvolvimento do espaço destinado. Masiero faleceu em junho deste ano, aos 98 anos, deixando um grande legado: “Hoje é o dia de agradecer ao fundador do JBSM pela oportunidade de ofertar a Santa Maria e região uma área de tamanha riqueza de fauna e flora, e por privilegiar a sustentabilidade em suas ações. O arboreto do jardim tem sido utilizado como um laboratório e sala de aula a céu aberto, democratizando os espaços de conhecimento que são gerados”, relata o professor e atual diretor do JBSM, Fábio Pacheco Menezes.

Os desejos de Masiero, além de se tornarem realidade através da perpetuação da educação e preservação ambiental, superaram as expectativas e hoje também se tornam um espaço de lazer à comunidade santamariense, sendo aberto ao público diariamente para desfrutar da natureza em meio à cidade de Santa Maria. 

A placa inaugurada contempla a frase do professor Santo Masiero (in memorian): “Plantar sempre, sem pensar em colher, pois um dia os pósteros agradecerão”. Na ocasião, foram chamados para o descerramento da placa o Reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, o Vice-reitor Luciano Schuch, a Diretora do CCNE, Sônia Zanini Cechin, e o Diretor do JBSM, Fábio Menezes. 

Placa comemorativa de 40 anos do Jardim Botânico. /Créditos: Jéssica Medeiros

O reitor Paulo Afonso Burmann destaca que o objetivo da Universidade é continuar com o olhar de responsabilidade institucional em conjunto da sociedade: “Todos nós temos consciência da necessidade de continuar e fortalecer esta estrutura para que continue cumprindo o seu papel. Tomamos conhecimento das ações desenvolvidas com as diferentes escolas e espaços de ensino e pesquisa, fomentando a criação de uma cultura de consciência socioambiental, para a qual a equipe se dedica diuturnamente em uma estrutura complexa”. 

Durante a cerimônia foram realizados depoimentos de pessoas que dedicam o seu trabalho à preservação do Jardim Botânico. A técnica em laboratório Tânia Viana, atualmente servidora no Herbário SMDB, relatou a sua experiência junto a colegas, funcionários e pesquisadores. Ela afirma que esteve na cerimônia de inauguração do Jardim Botânico, em 1981, quando foi lançada a pedra fundamental em uma área de campo aberto que foi transformada ao longo das décadas. A acadêmica de Biologia Lara Pereira, compartilhou a sua experiência com o Jardim e o que ele representa para a comunidade. 

A atual servidora Simone Messina, foi a primeira estudante estagiária do JBSM e a primeira estudante a receber visitações da comunidade. Destacou em seu discurso o importante projeto de extensão executado em 2021 que está sob sua coordenação, as Oficinas Virtuais do Jardim Botânico da UFSM. Nestas 25 oficinas ofertadas, há uma equipe de cerca de 50 pessoas envolvidas entre servidores e estudantes e são ofertadas às escolas públicas e grupos interessados com diversas temáticas, como: desmatamento, degradação ambiental, agroecologia, plantas carnívoras, alimentação saudável, telhado verde, entre outras.

Além destas, há cerca de 12 projetos de extensão sendo realizados pelo JBSM. “O  Jardim Botânico tem se tornado uma referência na área da educação na cidade de Santa Maria e região […] que vêm reconhecendo o Jardim Botânico como um espaço educacional. Isso é uma grande alegria e um ganho para todos nós”, destaca Simone. Ressalta-se a importância dos servidores terceirizados que realizam o trabalho de paisagismo no local, sendo de extrema importância para a manutenção do espaço como ambiente educativo, de pesquisa, extensão e lazer.

A servidora Simone anuncia, no final de sua fala, dois grandes projetos para os próximos anos: a criação do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão do Jardim Botânico, onde irão agregar diversos servidores e estudantes das ciências naturais e da área da educação e a utilização do JBSM como espaço da curricularização da extensão universitária.

Por fim, exalta-se o trabalho em conjunto, priorizando o trabalho em equipe do Jardim Botânico da UFSM, que comemora com honra, educação e beleza seus 40 anos de histórias.

 

Parabéns ao nosso amado Jardim Botânico da UFSM!

 

Como visitar o Jardim Botânico da UFSM: 

O Jardim Botânico recebe a comunidade de segunda a sexta, domingos e feriados, das 14h às 18h30. A entrada de visitantes é permitida mediante passaporte vacinal (1ª e 2ª dose para pessoas de 18 anos em diante). O espaço voltará a receber visitas guiadas para escolas a partir do ano que vem. 

Para mais informações entre em contato pelo e-mail: jardimbotanico@ufsm.br e acesse o site https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/jardim-botanico/

 


Texto: Jéssica Medeiros e Natália Huber

Edição: Natália Huber da Silva

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-369-2486

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes