Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Acelerador de partículas Sirius é aberto para visitas virtuais

Roteiro pelas instalações do acelerador de partículas de última geração pode ser acompanhado em tempo real pela internet na sexta-feira (25)
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, realiza na sexta-feira (25) uma visita virtual para universitários de todo o Brasil, interessados em conhecer por dentro o Sirius, acelerador de elétrons de última geração, instalado em Campinas – SP. A programação inicia às 10 horas da manhã e poderá ser acompanhada em tempo real pelo Canal do CNPEM no YouTube.

O Sirius é a maior e mais complexa infraestrutura científica do Brasil. Foi projetado para gerar luz síncrotron, um tipo muito especial de radiação usada em experimentos nas mais diversas áreas do conhecimento. A ideia do projeto de visita virtual é mostrar como profissionais de diferentes formações atuam no CNPEM, inspirando os jovens que acabam de ingressar na universidade.

Neste dia, os profissionais vão guiar a audiência pelos ambientes de trabalho e pesquisa do Sirius. Os visitantes virtuais serão guiados a partir do hall de entrada do Sirius, onde está a maquete do prédio, vão passar pela sala de controle dos aceleradores de elétrons e percorrer a área onde estão instaladas as chamadas linhas de luz, estações de pesquisa onde são realizados diversos tipos de experimentos. Também poderão conferir como está o trabalho de montagem de novas estações, bem como as potenciais aplicações dos estudos que serão realizados por pesquisadores de todo o Brasil e também do exterior.

Nos próximos meses estão programadas visitas em outras instalações do CNPEM. Os interessados podem se inscrever antecipadamente preenchendo um formulário.