Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

“Arraiá” da Central realiza semana de atividades para celebrar o conhecimento

Entre os dias 27 e 30 de junho, a Central de Tutoria do CCNE promoveu uma série de palestras e oficinas em comemoração à semana de São João. Ao todo foram seis atividades ofertadas ao público de forma gratuita, para celebrar as festividades de uma forma autêntica e disseminar o conhecimento e as trocas.

A semana especial foi aberta com uma atividade ministrada pelo professor adjunto do Departamento de Física, Dr. Everton Ludke, intitulada “Oficina de Prototipagem em Ciências Básicas: uma arte perdida”. O professor, que desenvolve linhas de pesquisa em tecnologias educacionais e novos experimentos para ensino multidisciplinar, destacou a ideia de uma sessão com um caráter mais informal, que abarcasse todos os alunos. Para ele, o fato de ser professor de física, não poderia limitar o conteúdo e, principalmente, o entendimento da palestra apenas aos estudantes do curso. Ainda pontua a relevância de eventos como esse para que os discentes vejam os professores além da sala de aula e conheçam outros interesses fora do ambiente. “A ideia é fazer eles [os alunos] enxergarem coisas diferentes, para que eles possam fazer perguntas que normalmente não teriam espaço na sala de aula, já que o professor é amarrado ao conteúdo.” conclui o Dr. Ludke.

No dia 28, o diretor do Centro de Ciências Naturais e Exatas e professor adjunto da instituição, Dr. José Neri Paniz, ministrou a Oficina de Fabricação de Vidros. A primeira parte da atividade introduziu aspectos históricos e teóricos do vidro, que surgiu há cerca de 7 mil anos. A segunda parte, levou os estudantes ao laboratório e permitiu não só conhecer o espaço e ver objetos prontos, como também acompanhar a confecção de uma peça de vidro ao vivo e oportunizar a operação de ferramentas com a supervisão do professor. Segundo o estudante de medicina, Pedro Oliveira, que acompanhou a oficina, “ele [o professor Neri] é um artesão, ver ele moldando vidro assim, é espetacular.”. Para o Dr. Neri, o evento “é uma maneira de diversificar a difusão do conhecimento e também chamar a atenção para certas particularidades dentro das profissões de químico, físico, matemático, que nós temos aqui no CCNE.”.

No decorrer da semana, ainda foram ofertadas as oficinas de

• Utilização de Regra de Três e Mudanças de Unidade Aplicadas às Disciplinas de Física, ministrada pelo graduando do curso de Engenharia Aeroespacial e tutor de física da Central de Tutoria, Kays Walid Abur;
  • Análise Dimensional e Estequiometria, ministrada pelo professor adjunto do Departamento de Química, Prof. Dr. Sailer Santos dos Santos;
  • “Destraumatizando Frações”, ministrada pela tutora e Pós-graduanda em matemática, Luiza Santos Morin – com foco nos acadêmicos com dificuldades em matemática básica;
  • E Noções Básicas em Calculadora Científica, ministrada pela aluna de graduação em Química Industrial e Tutora, Nicole Werle da Silva.

A primeira edição do “Arraiá” da Central envolveu cerca de 45 pessoas, desde palestrantes e organizadores, à participantes de diversos cursos da instituição. Seguindo a mesma linha das tutorias, o evento foi pensado para acolher acadêmicos e incentivá-los a participar das discussões, esclarecer dúvidas, além de estreitar os laços entre os tutores e os professores. A iniciativa foi realizada pelo Setor de Apoio Pedagógico do CCNE e recebeu a ajuda da Rádio UNI FM para divulgação.

Texto: Júlia Weber, bolsista e acadêmica de jornalismo