Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

NOTA DE REPÚDIO



A direção do Centro de Ciências Naturais e Exatas vem a público por meio de nota manifestar o repúdio a respeito das manifestações odiosas dos conteúdos recentemente divulgados em redes sociais com relação a defesa de qualificação de Tese de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFSM (PPGGeo).

Reiteramos que a sensatez nos faz compreender que a produção do conhecimento humano, expresso no conjunto das ideias científicas, deve respeitar os princípios dos direitos humanos, da ética e da conservação do meio ambiente. Assim, o financiamento, salário de servidores e toda infraestrutura pública educacional disponível da nossa instituição é primada em ser usada sem viés ideológico, de gênero, de classe, de cor, ou seja lá qual for o preconceito, para a produção e construção desse conhecimento. Esse conhecimento deve ser plural, com diversidade, assim como é nossa sociedade.

Entre nós existem cidadãos e cidadãs LGBTQIA+, Gordos(as), Magros(as), Brancos(as), Pretos(as), Pardos(as), Baixos(as), Altos(as), Saudáveis, Doentes, Crianças, Jovens, Idosos, enfim, um espectro da diversidade. Aliás, parafraseamos uma sentença literária de uma docente de instituição coirmã: “…como emitir juízos de valores sem conhecer o conteúdo de uma pesquisa e mais grave, pautar o que deve e o que não deve ser pesquisado, em um país com sólida estrutura de avaliação pelos pares e ampla divulgação científica?…”.

Aos nossos alunos e alunas e aos demais integrantes da comunidade acadêmica, conclamamos que sejam probos e jamais se coadunem com esses pensamentos e com essas ações odiosas, sejam elas ao vivo ou sejam virtuais, como comentários nas redes sociais.

Ressaltamos que a nossa instituição possui uma Política de Igualdade de Gênero (Resolução UFSM N. 064/2021) aprovada em seus Conselhos Superiores, da qual rememoramos o Art. 21 – “A Política de Igualdade de Gênero da UFSM é pautada por 3 (três) eixos integradores: Promoção da Igualdade de Gênero, Enfrentamento e Responsabilização em Casos de Violência e Assistência.” e o Art. 23. “A promoção da igualdade de gênero inclui ações educativas e culturais que disseminam atitudes igualitárias e valores éticos de irrestrito respeito às diversidades sexual e de gênero, raça/etnia, corporalidades, neurodiversidades e geracionais”.

A Universidade Federal de Santa Maria tem em seu lema “Sedes Sapientiae” – Casa do Saber, em tradução livre. É, portanto, o espaço de produção do conhecimento diverso e plural, assim como nossa sociedade. 

Santa Maria, 10 de agosto de 2022.

Autoria: Direção do CCNE

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-369-2937

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes