Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

O CCNE no Descubra 2022



Evento da UFSM que recebe estudantes de diversas escolas do ensino básico da região de Santa Maria, aconteceu na última semana e contou com a participação de milhares de estudantes em três dias de atividades.

Entrada do espaço do CCNE no Descubra UFSM.

 

 

Depois de dois anos no formato remoto, o DESCUBRA UFSM voltou a ser realizado presencialmente no centro de eventos do campus sede de 1º a 3 de dezembro de 2022. O evento, que recebe a comunidade geral e, principalmente estudantes de diversas escolas do estado, tem o propósito de apresentar a Universidade e as possibilidades dos mais de 130 cursos ofertados nos campus de Santa Maria, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Cachoeira do Sul.

 

 A edição de 2022 encerrou no último sábado (03) e o CCNE esteve presente nos três dias de evento, apresentando seus cursos para a comunidade de toda a região. O DESCUBRA, antiga Feira das Profissões da UFSM, é essencial para a interação e troca de saberes entre a comunidade acadêmica, a escolar, familiar e a sociedade geral de Santa Maria e região. Todos os cursos integrantes do Centro de Ciências Naturais e Exatas da UFSM estiveram presentes.

Dentre eles os de Ciências Exatas são: Física (Bacharelado, Licenciatura Diurno e Noturno), Estatística (Bacharelado Noturno), Matemática (Bacharelado, Licenciatura Diurno e Noturno), Meteorologia (Bacharelado Diurno). Já os cursos de Ciências Naturais são: Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura Diurnos), Geografia (Bacharelado e Licenciatura Diurnos), Química Industrial (Bacharelado Diurno), Química (Bacharelado e Licenciatura Diurno) e Tecnologia em Processos Químicos (Tecnólogo Diurno).

 

Maria e Amanda, estudantes do 6 semestre, duas das responsáveis pelo estande da Geografia Bacharelado e afirmaram que, apesar da timidez inicial dos visitantes, notaram um interesse e vontade de tirar as dúvidas sobre o curso. As acadêmicas relatam que o empenho para o Descubra foi alto, assim como as expectativas. Elas apresentaram publicações do laboratório em forma de livro, alguns livros utilizados como referencial teórico, além de uma maquete interativa. Já o curso de Geografia Licenciatura apresentou slides com fotos de trabalho de campo, mapas, imagens de satélite, uma maquete de topografia do Morro do e Elefante, rochas e um drone para mostrar aos alunos, além de artefatos para os visitantes tirarem fotos. 

 

Bárbara Colombo, 17 anos, estudante da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa de Ijuí (Ruyzão), visitou o espaço do CCNE com a amiga, Ághata, que tem interesse no curso de Química. Bárbara afirma que já visitou outras universidades e que a empolgação dos discentes da UFSM em apresentar os cursos chama a atenção e contagia os participantes: “isso deixa a gente empolgado também, então foi bem legal essa recepção tão feliz e alegre.” relata. Mesmo com interesse no curso de Terapia Ocupacional, ela aproveitou a experiência de acompanhar a amiga pelo espaço do CCNE e realizou até mesmo um experimento no estande da Química. 

Já a amiga Ágatha, tem a Química como uma das opções, mas veio ao Descubra com as opções abertas para conhecer novos cursos e, quem sabe, despertar novos interesses. Júlia e Isadora também estudam no “Ruyzão”, em Ijuí, e ambas têm interesse na área da tecnologia, mas estavam atentas às novidades apresentadas pelos estandes. Elas relatam que além de grande, o espaço do CCNE estava “muito legal, bem organizado, com bastante coisa diferente. As atividades foram bem divertidas e explicativas.”  declaram elas. 

As estudantes de Matemática Licenciatura, Joceane e Quendra, buscaram apresentar a matemática aos visitantes de uma forma diferente. Elas relataram que muitos visitantes chegavam com ressalvas, ressaltando o desgosto pela área, mas que, ao participar dos jogos oferecidos no estande, essas barreiras diminuíram. O objetivo de Joceane e Quendra era trazer mais alunos para a matemática e mostrar um lado diferente do que normalmente é perpetuado na educação conservadora em sala de aula: “não é só através de cálculos, a gente quer mostrar a prática, quer mostrar jogos que trabalhamos e que também estão inclusos no nosso curso e que podemos produzir. A matemática é divertida também!”, destaca Quendra. 

Para o Vice-Diretor do CCNE, Hans Zimermann, após uma pandemia e mesmo com as dificuldades apresentadas no último ano, o Descubra trouxe a estudantes de toda a região, em 2022, a oportunidade de entrarem em contato com a futura profissão que irão escolher, além de poderem estar em contato uns com os outros e poderem vivenciar trocas essenciais para a etapa formativa. Hans descreve o evento como essencial para a sociedade.  Para ele: “nos dias de hoje – que a gente tem uma certa descrença no que é ciência, no trabalho profissional que é desenvolvido dentro da universidade -, minha palavra para definição é ‘fundamental’”, encerra.

 

O CCNE agradece a todos e todas que participaram do espaço interativo do Centro durante os três dias de Descubra, e também aos estudantes, voluntários e organizadores envolvidos com o evento. O Pró-Reitor de Graduação e coordenador do evento, Prof. Jerônimo Tybusch destaca em sua mensagem aos organizadores: “Juntos conseguimos construir um DESCUBRA com pouco tempo e pouco recurso, mas entendemos que foi importantíssimo retornarmos essa importante conexão com a educação básica”. Assim, em 2023, a UFSM e o CCNE esperam retornar com tantos resultados positivos quanto os alcançados neste ano. 



Confira todas as fotos do CCNE no Descubra.



Texto: Júlia Weber, acadêmica de jornalismo e bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

Revisão e edição: Natália Huber, chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-369-3105

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes