Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Jardim Botânico: saiba como visitar o local

No verão os horários do Jardim Botânico podem ter ajustes, por isso é importante se inteirar e se programar para a visita. Além disso, as visitas em grupo devem ser previamente agendadas no ano todo.

O Jardim Botânico de Santa Maria (JBSM), situado no campus sede da UFSM, foi inaugurado em 1981 e completa 41 anos em dezembro de 2022. Fundado pelo professor Santo Masiero – professor do Departamento de Biologia da área de Botânica – o espaço recebe estudantes, professores e a comunidade em geral, em eventos, aulas, projetos e lazer. Com destaque para o inovador telhado verde, com bromélias, suculentas, trepadeiras e muitas outras, o Jardim Botânico é um importante meio de preservação de espécies vegetais espaço de lazer e promoção da educação ambiental formal e informal. São conservadas espécies de plantas nativas da região e de outros locais do globo, algumas delas ameaçadas de extinção.

Telhado verde do Jardim Botanico.

Horários de funcionamento

De Segunda a Sexta-feira (dias letivos): 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30.

Aos Domingos e Feriados: 14:30 às 18:30, exceto em caso de chuva.

O Jardim Botânico não abre aos sábados, pois é o dia de descanso da equipe, e dos bichos, das plantas e demais seres vivos que vivem no jardim.

Para ficar por dento das atualizações, confira a página do Jardim no Instagram

Como agendar uma visita em grupo?

O agendamento das visitas em grupos é fundamental para organização da equipe de recepção e para a organização de atividades diversas, como manutenção do espaço. Para agendar, basta preencher o formulário disponível no site do Jardim Botânico, e aguardar a confirmação da possibilidade de visita.

• A confirmação da visita não é imediata, pois a solicitação precisa ser avaliada de acordo com a disponibilidade da equipe na data solicitada e de acordo com as atividades selecionadas. Afinal, são várias opções de oficinas para escolas, além de caminhadas guiadas.
  • O agendamento também é essencial para o planejamento da segurança dos visitantes, desde o desembarque até o acompanhamento pelos espaços, por isso não são realizadas visitas de grupos sem agendamento.
  • As visitas são gratuitas, mas é importante que os visitantes compareçam nos dias e horários agendados, pois a demanda de instituições interessadas é grande e a desistência sem aviso prévio atrasa e tira a oportunidade de outro grupo ser atendido.

No caso de professores da UFSM interessados em levar alunos para aula prática no Jardim, sem necessidade de acompanhamento da equipe local, não é necessário preencher o formulário, mas é indicado o contato por e-mail para a verificação de disponibilidade na data pretendida.

Não é necessário agendar visitas da comunidade em geral que não requeiram guia e que não sejam em grandes grupos. Basta se dirigir ao Jardim nos horários de atendimento ao público e apreciar o ambiente.

Para maiores informações entre em contato pelos números:

Administração: +55 (55) 3220.8973

Visitações: +55 (55) 99193.8183

Ou pelo e-mail:jardimbotanico@ufsm.br

Como chegar ao Jardim Botânico:

Endereço oficial: Av. Roraima, 1000 – Camobi, Santa Maria – RS, 97105-900, Brasil.

Chegando no arco da UFSM, siga reto em direção ao hospital, vire a direita (rua antes da ponte) e siga por 1,4 km, aproximadamente.