Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Fósseis do CAPPA / UFSM

Os fósseis do CAPPA

Com a missão de resguardar o patrimônio fossilífero do Período Triássico do Sul do Brasil, mais precisamente da região da Quarta Colônia, o CAPPA abriga uma coleção que, apesar de criada há pouco tempo, já possui um acervo de grande relevância científica dentro do contexto paleontológico internacional. Estes fósseis incluem espécimes atribuídos a dinossauros basais, cinodontes, dicinodontes e rincossauros. Muitos ainda estão em fase de preparação e logo serão descritos em periódicos científicos. Alguns destes aparecem no slideshow da página principal desta página.

 

O que fazer quando encontrar um fóssil?

Em regiões onde existem exposições de rochas sedimentares, ou seja, rochas que foram formadas pela deposição de sedimentos pela água, é comum deparar-se com fósseis, que são todos os restos e vestígios (ossos, pegadas, troncos, folhas, excrementos, etc.) de organismos que habitaram nosso planeta em períodos remotos e que foram assim preservados através do tempo. Encontrar estes fósseis, estuda-los e protege-los é função dos paleontólogos. Para tanto, estes cientistas realizam saídas de campo, e buscam encontrar os fósseis de preferência ainda inclusos na rocha, pois o local, o modo de preservação, e o tipo de sedimento onde os mesmos são encontrados, são muito importantes para análise e interpretação dos dados coletados.

Então, caso o cidadão da região da Quarta Colônia sem o devido treinamento técnico/científico encontrar um fóssil, o que ele deve fazer? Aos se deparar com um fóssil, deve-se entrar em contato com o CAPPA/UFSM e informar sobre o achado, sem remover o fóssil do local. Após este contato, uma equipe irá se deslocar até o local, para coletar o fóssil adequadamente e leva-lo até a instituição, onde estudo deste será realizado.

Maxila de um rincossauro em São João do Polêsine, RS

 

Cabe lembrar, que os fósseis são Patrimônio da União, e sua coleta e comércio é crime com penalidade prevista em lei, tanto em âmbito estadual, quanto federal. Os fósseis dão testemunho direto da vida pretérita no planeta e fornecem evidências sobre a evolução dos organismos. Além disso, eles são patrimônio histórico e cultural da região onde foram encontrados. Portanto, devemos preservá-los!