Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Comissão

Objetivos

A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e está relacionada:
– à melhoria da qualidade da educação superior;
– à orientação da expansão de sua oferta;
– ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
– ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.


A Avaliação Institucional segmenta-se em duas modalidades:

Autoavaliação – Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional da Conaes. A autoavaliação serve para subsidiar a gestão universitária, inclusive, para gerar projetos institucionais em várias áreas que poderão fazer parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), qualificando a gestão universitária. O resultado da autoavaliação proporciona às unidades de ensino a possibilidade de realizar seu planejamento por meio dos planos de ação, contribuindo com a verificação das necessidades da Instituição como um todo.

Avaliação externa – Realizada por comissões designadas pelo Inep, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das autoavaliações.

O processo de Avaliação Institucional, em especial a Autoavaliação, busca examinar a Instituição integralmente, identificando a harmonia entre a missão e as diretrizes institucionais estabelecidas, visando à melhoria da qualidade da educação superior. Promove também a participação da comunidade universitária, de forma contínua, por meio da pesquisa de Autoavaliação.

Plano de Ação

O plano de ação é elaborado pela comissão setorial a partir do diagnóstico obtido pelos instrumentos de avaliação, no qual definem-se ações que deverão ser desenvolvidas pela comunidade do centro.
As ações procuram abranger os diversos segmentos, como gestores, docentes, discentes

 

Lista dos membros da Comissão Setorial de Avaliação Institucional do CCNE (portaria Nº 187/2017 de 22/09/17)

 

Integrante
Sandra Elizabetth da Rocha (Coordenadora)
Fernando de Jesus Moreira Junior
Sonia Zanini Cechin
Hans Rogério Zimermann
Cristiele Spat
Rozieli Bovolini Silveira
Aldiara Fernanda Pavão Garcia
Nicásio Gouveia
Ellen Rilary da Rocha Tassinari
Portaria Nº 187 de 22 de setembro de 2017

 

Comissões anteriores

 

 
2016
Integrante
Portaria Nº 066 de 06 de junho de 2015
Sandra Elizabeth Ribas da Rocha (Coordenador)
Profa. Maria Ester Pereira
Prof. Fernando de Jesus Moreira Junior
Prof. Hans Rogério Zimermann
 Aldiara Fernanda Pavão Garcia

2014
INTEGRANTEREPRESENTAÇÃO
Prof. Charles Rogério Paveglio Szinvelski (Coordenador)DM
Prof. Fernando de Jesus Moreira JuniorDE
Prof. Hans Rogério ZimermannDF
Prof.a Bárbara TirloniDQ
Prof. Adriano Severo FigueróDG
Prof.a Ana Maria Thielen MercDB
Técnica Administrativa Sandra Elizabeth Ribas da RochaTAE
Portaria Nº 076 de 09 de maio de 2014