Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

IX EREBIO – Encontro Regional de Ensino de Biologia – Região Sul

Técnico-Científicos Publicado: 2 julho 2019 - 16:27 Última modificação: 2 julho 2019 - 16:27 Ouvir

Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria

15/10/2019 07:30 - 17/10/2019 18:00

Descrição

O Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO‐SUL) é um evento bianual promovido pela Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), por meio da Diretoria e Conselho Regional Sul e constitui‐se em espaço para a socialização e reflexão sobre atividades de pesquisa e experiências pedagógicas na área de Ensino de Ciências e Biologia.

A SBEnBio Regional 3 é composta pelos estados da região sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, cada EREBIO-SUL ocorre de maneira alternada entre os estados. Chegou novamente a vez do Rio Grande do Sul sediar o evento, agora na cidade de Santa Maria. O IX EREBIO-SUl apresenta o tema “Vidas em Re-união: biologia em todos os sentidos”, o qual será realizado pela parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com a Universidade Franciscana (UFN). Essa edição dará especial destaque à diversidade de espaços educativos e à coprodução de conhecimentos relacionados à educação em Ciências e Biologia.

O evento contará com Conferências/Palestras; Mesas redondas; Apresentações de Comunicações orais; Pôsteres; Oficinas, envolvendo trabalhos relacionados ao tema proposto.

Clique para acessar o site completo do IX EREBIO SUL

15/10/19 – Terça-feira

7h30min – Credenciamento

9h às 9h30min – Solenidade de abertura

9h30min às 11h30min – Painel de abertura – Tema: “Coprodução de conhecimento”: uma perspectiva para o ensino e aprendizagem”

Profaª Dr. Sandra Maders (UNIPAMPA – Dom Pedrito/RS)

Prof. Dr. Paulo Takeo Sano (USP – São Paulo/SP)

Mediação: Profaª Dr. Thais Scotti do Canto-Dorow  (UFN – Santa Maria/RS)

Tarde

14h às 15h30min- Sessões de apresentação de trabalhos (comunicação oral) e oficinas pedagógicas

15h30min às 16h- Intervalo

16h às 18h- Sessões de apresentação de trabalhos (pôsteres) e oficinas pedagógicas

19h às 21h – Mostra de material didático e Lançamento de Livros

16/10/19 – Quarta-feira

8h às 9h30min – Painel 1 -Tema: “Base Nacional Comum Curricular – BNCC”

Profa. Dr. Larissa Zancan (UFSC – Florianópolis/SC)

Professores da Educação Básica de Santa Maria

Mediação: Prof. Dr. Leandro Duso (Diretoria Regional 3 SBENBIO; UFSC – Florianópolis/SC)

9h30min às 10h – Intervalo

10h às 12h – Painel 2 – Tema: “Práticas educativas no Ensino de Ciências/Biologia

Profa. Dr. Vilmarise Bobato Gramowski – (UFSC – Florianópolis/SC)

Mediação: Prof. Dr. Marcelo Valério (UFPR – Campus Jandaia do Sul/PR)

Tarde

14h às 15h30min- Sessões de apresentação de trabalhos (pôsteres) e oficinas pedagógicas

15h30min às 16h- Intervalo

16h às 18h- Sessões de apresentação de trabalhos (comunicação oral) e oficinas pedagógicas

19h às 21h – Confraternização “Ciências no Boteco”

17/10/19 – Quinta-feira

8h-9h30min – Sessões de apresentação de trabalhos (comunicação oral)

9h30min às 10h – Intervalo

10h às 12h – Sessões de apresentação de trabalhos (pôsteres)

Tarde

14h às 15h30min- Painel 3- Tema: “Educação cientifica em ambientes não escolares”

Profa. Dr. Renata Medina da Silva – Museu de Ciências e Tecnologia (PUCRS – Porto Alegre/RS)

Alexandre Beck – autor do Armandinho

Mediação Prof. Dr. Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto (UFSM – Santa Maria/RS)

16h às 18h- Atividades culturais e Encerramento

*Programação sujeita a alterações.

Organização: erebiosul@gmail.com

erebiosul@gmail.com