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Seminário Regional de Educação do Campo da Região Centro do Rio Grande do Sul

Técnico-Científicos Publicado: 12 novembro 2018 - 16:30 Última modificação: 14 novembro 2018 - 13:57 Ouvir

UFSM - Santa Maria

30/08/2018 00:00 - 31/08/2018 00:00

Descrição

Seminário Regional de Educação do Campo da Região Centro do Rio Grande do Sul (SIFEDOC)

ISSN 2595-8372

1. Apresentação

O III Seminário Regional de Educação do Campo da Região Centro do Rio Grande do Sul, será realizado nos dias 30 e 31 de agosto de 2018, no Campus da UFSM/Santa Maria/Auditório Sérgio Pires (Anexo ao Prédio 17). O III SIFEDOC é um evento de projeção nacional e internacional, que tem como foco prioritário, mas não exclusivo, as discussões acerca da Educação do Campo, cujos desdobramentos dizem respeito a todos os envolvidos com a questão do campo, sendo esta, a educação escolar e não escolar dos camponeses. O Evento, nessa edição tem como tema central: Os 20 anos da Educação do Campo/ educação transformando a sociedade.

A participação no Evento, poderá ser como ouvinte ou na forma de apresentação de trabalhos acadêmicos, relatos de experiências e pôster.

OBJETIVO GERAL

O evento objetiva proporcionar e dar continuidade a problematização das especificidades e recorrências que caracterizam as dimensões socioeconômicas, políticas e culturais dos espaços rurais. Além disso, visa o aprofundamento das reflexões sobre as práticas e os fundamentos, legais, teóricos, metodológicos que as constituem, a fim de contribuir no processo de construção de um Projeto de Sociedade e de Escola Pública que se caracterize pela inclusão efetiva e igualitária dos sujeitos. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  •  Constituir um espaço permanente capaz de socializar, sistematizar as experiências de trabalho com o propósito de ampliar/ressignificar o debate teórico nos diferentes espaços de educação formal e não formal, nos quais acontece a educação dos trabalhadores do campo e da cidade;
  • Sistematizar experiências e proposições que se apresentem como inovadoras/transformadoras das realidades educativas do campo;
  • Consolidar um espaço científico comprometido com a diversidade de saberes, compondo-o de forma efetivamente coletiva, itinerante e descentralizada;
  • Constituir seminários regionais permanentes de debate e socialização das práticas da Educação do Campo, articulados ao Seminário Internacional;
  • Possibilitar vivências culturais e artísticas, que expressam as realidades da sociedade como um todo, primando pela diversidade em todos os seus sentidos;
  • Discutir princípios orientadores para a construção de projetos político pedagógicos nas escolas do campo;
  • Produzir os anais do evento e livro coletivo, socializando, de modo mais amplo, os debates e produções apresentadas.

 

METODOLOGIA DO EVENTO

O Seminário está organizado para receber estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores, membros de movimentos sociais, educadores populares e demais pessoas interessadas com o trabalho em torno da Educação Popular e da Educação do Campo. A proposta metodológica propõe um espaço participativo, desenvolvendo-se em quatro movimentos centrais:

  • Painéis: serão realizados dois painéis, cada um com dois painelistas e como dinâmica a apresentação de palestras, coordenadas por convidados; Haverá debate com a plenária e as considerações finais dos painelistas; o objetivo dos painéis é o de aprofundamento teórico de aspectos específicos, com o aporte da participação de intelectuais que se dedicam a investigação teórica;
  • Apresentação de trabalhos: os trabalhos serão submetidos e direcionados a um comitê científico regional, que aprovará as comunicações a serem apresentadas, nos Grupos de Trabalho, durante o Seminário; A organização seguirá a distribuição por eixo-sala. Haverá um coordenador, designado pela coordenação do Seminário, para cada Grupo de Trabalho. Cada trabalho terá um tempo de 15 minutos para ser apresentado; Em cada sala de apresentação de trabalho será disponibilizado computador e multimídia, que deverão ser organizados e manuseados por dois monitorares; Objetiva-se, com as apresentações de trabalho, oportunizar a socialização de pesquisas e experiências de trabalhos educativos, que estão em curso nas diferentes instituições participantes; Os trabalhos aprovados constarão nos Anais do Seminário, que estará disponibilizado no próprio evento; Os trabalhos apresentados receberão certificado especifico de apresentação de trabalhos. 
  • Socialização de experiências: a apresentação de experiências serão realizadas em forma de pôster e constarão de experiências trazidas pelos movimentos sociais, escolas, coordenadorias de educação, universidades, secretarias municipais de educação.
  • Projeto cultural: o espaço cultural no Seminário compreende as manifestações culturais e artísticas, que expressam as realidades da sociedade como um todo. Pretende-se que esteja dinamicamente relacionado à totalidade da proposta do Seminário. Esse projeto se constitui em uma organização específica e se encontra em fase de elaboração.
  • Avaliação e continuidade do Evento: Esse momento consiste na avaliação do evento e encaminhamentos referentes à continuidade. 

Clique para acessar o site do Seminário Internacional  e Fórum de Educação no Campo

2.Normas para publicação

 Trabalho na modalidade de Trabalho Completo. Observar as normas propostas (10 a 20 páginas): (Apresentação de forma ORAL)

  • Serão aceitos até dois trabalhos por autor, mas somente um na condição de autor único. O possível segundo trabalho deverá ser necessariamente em co-autoria;
  • O texto/proposta deve ser composto com base nos padrões orientados pela ABNT;
  • O material aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original. Ou seja, os textos enviados não são passíveis de substituição e/ou modificações após o período de sua submissão;
  • Todos os textos aprovados serão automaticamente publicados no Site e nos Anais do Seminário;
  • Os autores e co-autores, ao enviarem o texto/proposta para avaliação, estarão cedendo ao Seminário a propriedade literária e todos os direitos autorais do referido trabalho, em todas as edições em português e em línguas estrangeiras, em versão impressa e eletrônica ( Internet);
  • Lembra-se aos autores e co-autores a importância do atendimento aos padrões éticos nas pesquisas;
  • Os dados informados no cadastro são de inteira responsabilidade dos autores e deverão estar corretos, pois serão utilizados para todos os processos futuros referentes ao autor e/ou ao trabalho (emissão de documentos, publicações, certificados, etc.);
  • Os arquivos enviados deverão utilizar obrigatoriamente programas do Microsoft Office;
  • Os textos que por qualquer razão deixarem de atender, parcial ou integralmente, a qualquer das condições acima, serão excluídos pela Secretaria ou pela Comissão Avaliadora.

Apresentação Trabalho Completo

O texto deverá ter a forma de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências. O julgamento dos trabalhos obedecerá aos seguintes critérios:

  • Relevância e pertinência do trabalho para a área de pesquisa;
  • Riqueza conceitual na formulação dos problemas;
  • Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação;
  • Interlocução com a produção da área;
  • Originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área.

Formato e condições dos arquivos a serem encaminhados para avaliação

I. Para submissão de um trabalho será necessário anexar dois arquivos:

  • Texto Completo Identificado.

II. O trabalho, identificado, deverá conter um pequeno cabeçalho, logo acima do texto completo e do resumo, com os seguintes itens, apresentados, obrigatoriamente, na ordem abaixo:

  • Título do Trabalho;
  • Nome do Autor – Sigla da Instituição – e-mail;
  • Nome(s) do(s) co-autor(es) – Sigla da Instituição  – e-mail;
  • Agência ou Instituição Financiadora (quando houver);
  • Os textos que não atendam às regras especificadas acima serão automaticamente excluídos.

Formatação dos arquivos deverão seguir as seguintes orientações:

  1. Formato word;
  2. Papel tamanho A4;
  3. Margem esquerda e superior com 3 cm;
  4. Margem direita e inferior com 2 cm;
  5. Fonte: Times New Roman, tamanho 12 cm;
  6. Espaçamento entre linhas: 1,5 cm;
  7. Alinhamento: justificado;
  8. Título: centralizado, em maiúsculas e em negrito;
  9. Resumo: Fonte 10, espaçamento simples, seguido de 3 a 5 palavras-chave;
  10. Subtítulos: alinhados à esquerda e em negrito;
  11. Notas de rodapé: ao final da página.

  Normas para a inscrição de experiências

(Apresentação Pôster)

1 – O título do trabalho deverá estar em letras maiúsculas, em negrito de forma centralizada, e, na linha seguinte o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), seguido da instituição a que pertence(m), e do e-mail com alinhamento à direita.

2 – Logo abaixo, resumo expandido, contendo a descrição dos objetivos, metodologia e resultados;

3 –  Eixo temático a qual se relaciona o trabalho;

4 –  O texto do resumo deverá conter no máximo cinco páginas, em fonte Times New Roman, tamanho 12 cm, justificado, espaço simples;

5 – No final (3) três palavras-chave;

6 –   Inserir referências.

NORMAS PARA A CONFECÇÃO DO PÔSTER

Após o recebimento do aceite o autor dos trabalhos inscritos deverá confeccioná-lo para exposição.

  • Os Pôsteres devem seguir as seguintes especificações:
  • Os trabalhos deverão ser apresentados em um painel (banner) no tamanho de 80 cm de largura por 100 cm de altura.
  • Deverá ser definida uma margem de no mínimo 2,5 cm em torno da área de apresentação do pôster, sendo reservada uma faixa de 5 cm a partir da margem superior, para a colocação de título e logos institucionais (das instituições dos apresentadores). Em seguida deve constar o(s) nome(s) do(s) autor(es), com as informações que constam no resumo (submetido).
  • Os pôsteres (banners) deverão ser em papel firme ou lona. Devem ser utilizadas canaletas nas bordas superior e inferior, permitindo fixação nas paredes ou painéis rígidos.

Os trabalhos a serem apresentados deverão conter basicamente os seguintes itens:

  • Titulo:  idêntico ao título do resumo submetido ao evento (tamanho 50);
  • Nome: os mesmos do resumo;
  • Instituição: (do(s) autore(s);
  • Dados da experiência: introdução, metodologia e resultados e/ou conclusões.

O texto deverá ser claro, porém resumido, restringindo-se às informações essenciais. Como sugestão indica-se as fontes Arial ou Times New Romam, com tamanho a partir de 30, para textos.

 CERTIFICAÇÃO E ANAIS

A certificação será emitida no encerramento do Seminário.  Todos os trabalhos aprovados para apresentação no Seminário serão publicados nos anais do Evento.

3.Corpo Editorial/Comissão organizadora

Coordenação Geral

Carmem Rejane Flores Wizniewsky

Janete Webler Cancelier

 

Comissão científica

Angelita Ziemmermann                                                        

Ana Carla Lenz

Anna Christine Ferreira Kist

Carmem Rejane Wizniewsky

Cezar De David

Daiane Loretto de Vargas

Dreisse Gabbi Fantineli

Edimar Rodrigo Rossetto

Hilário José Menezes

Helena Maria Beling

Ivanio Folmer

Janete Webler Cancelier

Janete Facco

Liziany Müller

Kelly Perlin Cassol

Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Mourad

Marilse Beatriz Losekann

Marielen Priscila Kaufmann

Marlova Giuliane Garcia

Mauricio Bandinelli

Miriele Fontoura

Comissão Organizadora

Angelita Ziemmermann

Ana Carla Lenz

Ana Clarice Soares Hanauer

Anna Christine Ferreira Kist

Ane Carine Meurer

Amanda Alves Mathias

Bruna Maltauro Tomazoni

Bruno Traesel Schreiner

Carmem Rejane Wizniewsky

Cezar De David

Daiane Loretto de Vargas

Denise Lenise Machado

Dreisse Gabbi Fantineli

Edimar Rodrigo Rossetto

Felipe Leindecker Monteblanco

Hilário José Menezes

Helena Maria Beling

Ivanio Folmer

Jacson Dreyer Schumacher

Janete Webler Cancelier

Janete Facco

João Pedro Capeleto Massia

Kauã Arruda Wioppiold

Kelly Perlin Cassol

Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Mourad

Marilse Beatriz Losekann

Marielen Priscila Kaufmann

Marlova Giuliane Garcia

Mauricio Bandinelli

Miriele Fontoura

Valquiria Conti

4.Edições Anteriores

Clique para acessar o I  Seminário Regional e Fórum de Educação do Campo 

Programação

Período

30 de agosto

(Quinta-feira)

31 de agosto

(Sexta-feira)

Manhã

8h00-9h30

Credenciamento

10h00-10h30

Cerimônia de Abertura

10h30-12h00

Palestra Abertura:

Dr. Marcelo Cervo Chelotti – UFU

– O que aprendemos nesses 20 anos de Educação do Campo? Diálogos entre a Universidade e os Movimentos Sociais

LOCAL: Auditório Flávio Schneider – CCR – Prédio 42. 

8h30-12h00

Apresentação de trabalhos

LOCAL: Sergio Pires  e anexos A e B.

Tarde

13h30-15h30

Mesa:Educação do Campo

– Momento 20 anos da educação do campo

Conceição Paludo

UFRGS

– As diretrizes

José Guilherme Franco Gonzaga UNIPAMPA

– Os discursos da Educação do Campo

Alessandra Luther

         15h30-16h00

(Coffee break)

(Lançamento de livros)

16h00-17h30

Fala a escola do campo

– EFASC

Cristina Vergutz

– EFASOL

Ismael Gomes

– Instituto Educar

Jacir João Chies

LOCAL: Auditório Flávio Schneider – CCR – Prédio 42. 

13h30-16h00

Mesa: Diversidades no espaço escolar

 

– Quilombola

 

Dilmar Luiz Lopes

UFRGS

– Educação Especial

 

Wilson Miranda

UFSM

– Indígena

 

Joel Pereira 

Mateus Vitorino

Prof. indígena

-Camponês/assentados

Ivori Agostinho de Morães

Membro da coordenação da Articulação Estadual em defesa da Educação do Campo-RS.

16h00-16h20

(Coffee break)

16h20-17h00

Conferência de encerramento

– Clayton Hillig

UFSM

LOCAL: Auditório Flávio Schneider – CCR – Prédio 42. 

 

Inscrição

Inscrição

  • Para submissão de trabalhos, do dia 11/06 a 31/07 de 2018.
  • Para ouvintes, do dia 11/06 a 30/08 até as 9h:30min.

As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail: 3sifedoc2018@gmail.com 

Entrada: 1 Kg de alimentos não perecível a ser entregue no credenciamento.

Contato

Para mais informações:

Email: 3sifedoc2018@gmail.com
Telefone: (55) 3220-9563

Localização

UFSM

Av. Roraima - 1000 - Camobi - prédio 17

Santa Maria - 97105000 - Rio Grande do Sul

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