Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Tecnologias aplicadas ao cultivo do arroz irrigado para uma agricultura de baixo carbono (ABC)

Coordenador – Prof. Sandro Giacomini

Resumo

O arroz é o segundo cereal mais cultivado no mundo, ocupando uma área de aproximadamente 158 milhões de hectares. No Brasil, a produção anual de arroz nas últimas safras variou entre 11 e 13 milhões de toneladas, sendo o Rio Grande do Sul (RS) o maior produtor nacional com uma área de cultivo de aproximadamente 1,127 milhão de hectares com o uso de irrigação por alagamento. Embora o uso da irrigação por alagamento na lavoura de arroz do RS promova a obtenção de elevadas produtividades, ela tem sido apontada como uma atividade que apresenta elevado impacto ambiental, principalmente sobre os mananciais hídricos e o efeito estufa. O presente projeto visa avaliar novas tecnologias e estratégias que permitam uma produção sustentável de arroz irrigado no estado do RS: 1) Manejo da palha no período de entressafra da cultura do arroz irrigado; 2) Uso sustentável da água de irrigação em lavouras de arroz irrigado; e 3) Fixação biológica de nitrogênio (N) em cultivares de arroz irrigado. O projeto é composto por três estudos conduzidos na UFSM. Espera-se que com os resultados obtidos desses estudos possa ser possível fazer uma recomendação de sistemas de cultivo de arroz irrigado de forma mais sustentável, com tecnologias e estratégias que permitam a produção de arroz em uma ABC nas áreas cultivadas no estado do RS.