Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

UFSM participa nesta semana da Expodireto 2015

A UFSM participa, desta segunda (9) até sexta-feira (13), da 16ª Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras de agronegócio do Brasil, que ocorre em Não-Me-Toque e deve atrair cerca de 230 mil visitantes do país e do exterior. 

Nesta edição, a UFSM amplia sua participação institucional no evento, representada por vários segmentos relacionados à área do agronegócio. Na Casa UFSM, haverá uma série de palestras, com a presença de representantes da comunidade acadêmica. O objetivo é propiciar a ampliação do debate e a difusão de conhecimentos sobre o meio rural. O reitor, Paulo Afonso Burmann, fará uma visita ao Parque de Exposições na quarta-feira (11).

Dois projetos do Centro de Ciências Rurais (CCR) terão destaque no evento. O Projeto Aquarius, que completa seu 15º ano, estará com um estande divulgando os conceitos sobre agricultura de precisão, juntamente com os últimos resultados das pesquisas realizadas. Também contará com simuladores dos equipamentos utilizados em campo.

Outro projeto que terá destaque na Expodireto Cotrijal é o Projeto de Ciência Rural (CR) Campeiro, cuja presença no evento é tradicional, apresentando para os produtores rurais visitantes as tecnologias de gestão agropecuária desenvolvidas no Laboratório de Geomática do Departamento de Engenharia Rural do CCR. Neste ano, também haverá apresentação da nova versão do CR Campeiro7, voltada à gestão de propriedades rurais, com a inclusão do Cadastro Ambiental Rural, e do CR Campeiro7 – Gestão Municipal, uma versão do CR Campeiro7 direcionada às administrações públicas municipais que objetiva a gestão de atividades públicas voltadas ao meio rural. Ainda haverá o lançamento de novos aplicativos Android especialmente voltados à agricultura familiar e à sustentabilidade ambiental, bem como a apresentação de atualizações dos APPs existentes, com destaque aos de agricultura de precisão.

Na quarta-feira (11) à tarde, haverá uma solenidade para marcar os 15 anos do Projeto Aquarius e os 20 anos do CR Campeiro.

A programação completa da UFSM na Expodireto pode ser conferida aqui.

Saiba mais na página oficial e nos links: http://site.ufsm.br/noticias/exibir/ufsm-amplia-participacao-na-expodireto-cotrijal e http://www.youtube.com/watch?v=DjMuCbJ6k4c&feature=youtu.be.

Notícia elaborada pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM.