Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Revista internacional publica pesquisa da UFSM sobre Palma-de-Santa-Rita



Requisitada nas floriculturas sobretudo no Dia de Finados, a Palma-de-Santa-Rita é o nome popular do gladíolo (Gladiolus x grandiflorus Hort). Esta flor motivou o estudo da engenheira agrônoma Natália Schwab no doutorado e no pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFSM. A pesquisadora mapeou a escala fenológica, ou seja, o desenvolvimento da planta em todas as suas fases, da germinação à maturação. Os resultados parciais foram publicados na revista Annals of Applied Biology, editada desde 1914 pela Associação de Biologia Aplicada do Reino Unido.

         24 06 2015

As escalas fenológicas contemplam todas as fases e os estágios de uma cultura agrícola, e, por isso, servem para orientar o produtor nas práticas de manejo, como adubação, aplicação de defensivos e colheita. Natália Schwab constatou que, apesar da importância econômica da Palma-de-Santa-Rita, em especial para a agricultura familiar, não havia um estudo detalhado do desenvolvimento desta planta.

O estudo inédito, realizado sob a orientação do professor Nereu Streck, do Grupo de Pesquisa em Agrometeorologia, compreendeu observação diária, de segunda a domingo, durante dois anos. A pesquisadora analisou 24 épocas de cultivo do gladíolo no campus Camobi da UFSM.

          24 06 2015 02

Agora, a preocupação é compreender como o desenvolvimento da Palma-de-Santa-Rita ocorre em outra regiões climáticas. O campus Frederico Westphalen da UFSM e o campus Itaqui da Unipampa foram os locais escolhidos. A mestranda Lilian Osmari Ulhmann, do PPG em Agronomia, soma-se à equipe na observação do desenvolvimento da planta em diferentes locais.

Além de produzir conhecimento, o grupo se preocupa em compartilhar com os produtores rurais os dados obtidos por meio de vídeo e revista. O vídeo, disponível a seguir, foi produzido em 2011 pelo professor Patrício Orozco-Contreras, do Curso de Música e Tecnologia. Já a revista é uma publicação deste ano do Centro de Ciências Rurais com apoio do Centro de Artes e Letras, Capes, CNPq e Fapergs.

Gladíolo: Fenologia, Cultivo e Arte from Patricio Orozco-Contreras on Vimeo.

 

Notícia elaborada pela Coordenadoria de Comunicação Socuial da UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-160

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes