Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Primeira defesa de doutorado na modalidade de Cotutela do Programa de Pós-graduação em Agronomia da UFSM



O Título da Tese a ser defendida é – Molecular tools to identify and study invasive species in Brazil, e trata sobre duas espécies de pragas invasivas ao Brasil.
 
A primeira é a Mosca-da-Haste-da-Soja, que teve sua presença no Brasil confirmada utilizando caracteres morfológicos e biologia molecular. Esse trabalho também envolveu a anotação do DNA mitocondrial e o primeiro estudo de diversidade genética dessa espécie no mundo.
 
O segundo estudo envolveu a espécie de praga invasiva Helicoverpa armigera, praga muito importante para as culturas da soja, algodão, tomate, dentre outras.
Análises de um gene mitocondrial de amostras de insetos coletados no Cone Sul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) indicam padrões de invasão e dispersão dessa espécie em cada um dos países estudados.
Os efeitos das múltiplas incursões dessa praga na América (e aos produtores) são discutidos e analisados juntamente com as questões de bioseguridade no Cone Sul.
 
Os orientadores do trabalho são o Prof. Dr. Jerson Guedes da UFSM, o Prof. Dr. Guy Smagghe da Univesity of Gent-Bélgica e o Dr. Wee Tek Tay do CSIRO da Austrália. Os mesmos estarão na defesa que ocorrerá no dia 26 de Novembro de 2015, às 15 horas na Sala Claudio Mussoi – CCR.

 Convite defesa PhD JAArnemann

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-268

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes