Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Campus de Palmeira das Missões terá seu primeiro programa de pós-graduação



A Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) aprovou,durante reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) realizada em dezembro, a implantação do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR) na UFSM campus de Palmeira das Missões.

O novo curso de mestrado acadêmico do campus está estruturado a partir de uma área de concentração, “Desenvolvimento e sustentabilidade nos agronegócios”, e duas linhas de pesquisa: “Arranjos organizacionais e competitividade nos agronegócios” e “Gestão de sistemas de produção agroindustrial”.

Serão ofertadas 18 vagas. A seleção, com início das inscrições previsto para o mês de maio, será regida pelo edital pleno da pós-graduação, publicado semestralmente pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP).

Para o coordenador do curso, Nilson Luiz Costa, a aprovação do PPGAGR é um marco histórico para a UFSM, pois se trata do primeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no campus de Palmeira das Missões. Também é o primeiro mestrado acadêmico em Agronegócios que entra em funcionamento no interior do Rio Grande do Sul, e um dos poucos existentes no Brasil.

“A criação do PPGAGR também atenderá a uma demanda latente das regiões de produção do Brasil e de países vizinhos e resultará, sem sombra de dúvidas, no exercício e avanço da ciência em uma das áreas que possui relação direta com a segurança alimentar de uma população que chega à casa dos bilhões de habitantes”, destaca.

O coordenador destaca três elementos que foram essenciais para a aprovação do programa em um período marcado por restrições orçamentárias: o apoio recebido pela direção do campus e da UFSM/PRPGP; a qualidade da proposta e a importância do agronegócio para a socioeconomia brasileira e o engajamento, motivação e qualificação de todos os docentes envolvidos diretamente na proposta.

Notícia elaborada pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-283

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes