Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Estudantes do CCR visitam projetos da Emater/RS-Ascar em Faxinal e Polêsine

Nesta sexta-feira (23), a Emater/RS-Ascar e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) organizam uma visita de 40 estudantes do curso de Agronomia, do Centro de Ciências Rurais (CCR/UFSM), a três propriedades rurais dos municípios de São João do Polêsine e Faxinal do Soturno, na Quarta Colônia de Imigração Italiana.

A visita integra o projeto de intercâmbio existente entre a Emater/RS-Ascar e a UFSM, de visitas técnicas de acadêmicos dos cursos do Centro de Ciências Rurais (CCR), a projetos da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) desenvolvidos na região administrativa de Santa Maria.

O projeto é coordenado pelo assistente técnico de Produção Vegetal, Solos e Armazenagem de Grãos do escritório regional da Emater-RS/Ascar de Santa Maria, engenheiro agrônomo Luiz Antônio Rocha Barcellos.

A visita será conduzida por Barcellos e pelo professor Enio Marchesan, do Departamento de Fitotecnia da UFSM.

O roteiro da visita começará às 14h, em São João do Polêsine, onde serão apresentados trabalhos em arroz irrigado, integração lavoura pecuária e secagem e armazenagem de grãos, pela metodologia de dia de campo, com três estações de visitação, onde os próprios alunos vão colaborar como guias dos grupos. A atividade contará com a participação da extensionista do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de São João do Polêsine, engenheira agrônoma Flávia Kaufmann Sanboranha.

A segunda visita começará às 15h30, em Faxinal do Soturno, para mostrar atividades de cultivo intercalar de frutíferas comerciais e nativas do Projeto RS Biodiversidade. O grupo será acompanhado pelo extensionista do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Faxinal do Soturno, engenheiro agrônomo Leonardo Basso Beltrame.

“Serão apresentadas as culturas intercaladas da nogueira pecã com culturas anuais, citrus com frutíferas nativas e ainda o uso de energia solar através de células fotovoltaicas para a produção de energia elétrica, em um projeto recém-instalado”, diz Barcellos.

A terceira visita do grupo será na Agroindústria de Queijos Nono Bepe, em São João do Polêsine. O encerramento da programação será às 17h30.

Com informações de Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Santa Maria