Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

UFSM promove evento interdisciplinar para debater América Latina

As principais pautras do evento são sustentabilidade, meio ambiente e desenvolvimento.

Com o tema central “Entre o Norte e o Sul Sociais: Diálogos América Latina e Europa”, a UFSM promove, no dia 24 de outubro, a primeira edição do Diálogos Latino-Americanos (Dila). Aberto à toda comunidade, o evento promoverá duas mesas-redondas que abordarão temas como sustentabilidade, democracia, meio ambiente e desenvolvimento.

O objetivo é oportunizar à comunidade acadêmica e santa-mariense um espaço para abordar temáticas interdisciplinares inseridas no contexto latino-americano. Para tanto, o evento contará com a participação de professores e pesquisadores de diversas áreas e nacionalidades. “Nossa intenção é promover uma aproximação e o diálogo entre atores latino-americanos e europeus, estimulando o debate sobre questões importantes para o desenvolvimento sustentável e estratégico da América Latina, levando em consideração a atenção ao meio ambiente e os avanços tecnológicos”, observa o coordenador, professor Jerônimo Tybusch.

A programação inicia às 9h, com a mesa-redonda “Democracia, Sustentabilidade e Dignidade Humana”, no Salão Imembuí (2º andar do Prédio da Reitoria, Campus Camobi). Participarão desta discussão os professores Yves Cabannes (University College London/Inglaterra), Mohammed Nadir (Marrocos / Universidade do Porto/Portugal), Alina Carmen Celi Frugoni (UM/Uruguai) e Daniel Rubens Cenci (UNIJUI/Brasil). A mediação será do professor Jerônimo Siqueira Tybusch (UFSM).

À noite, será realizada a mesa “Meio Ambiente e Desenvolvimento”, a partir das 19h30, no auditório da Antiga Reitoria, no centro de Santa Maria. Os painelistas serão os professores Yves Cabannes (University College London/Inglaterra), Jaime Fernando Estenssoro Saavedra (USACH-IDEA/Chile), Jerônimo Siqueira Tybusch (UFSM/Brasil) e Luiz Ernani Bonesso de Araujo (UFSM/Brasil). A professora Jânia Maria Lopes Saldanha (UFSM) fará a mediação.

As atividades do Dila integram a programação da 32ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) e são abertas a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia. A promoção é do Gabinete do Reitor, com apoio do curso de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e UMA (Universidade Sustentável).

Contato para entrevistas:
Coordenador do evento, Prof. Jerônimo Tybusch: (55) 99641-2616.

22549642 1459653380791431 8318776700622041117 n