Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Curso: Synchrotron-based X-rays absorption and fluorescence spectroscopies and their applications to agri-environmental research

No período de 7 a 11 de maio de 2018 foi realizado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o curso Synchrotron-based X-rays absorption and fluorescence  spectroscopies and their applications to agri-environmental research.

O curso foi ministrado pelo Engenheiro Agrônomo e Ph.D. em Química ambiental do solo pela Universidade de Delaware-USA, Dalton Belchior Abdala e pelo Físico e Ph.D. em Física pela Universidade de Córdoba-Argentina, Carlos A. Perez, ambos pesquisadores vinculados ao Laboratório Nacional de Luz Sincrotron (LNLS) (www.lnls.cnpem.br) que é responsável pela operação da única fonte de luz Sincrotron da América Latina.

Os pesquisadores abordaram temas relacionados as possibilidades de uso da Luz Sincrotron no LNLS e, em breve, no Sirius. O Sirius será a nova fonte de luz Sincrotron brasileira, sendo a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País e uma das primeiras fontes de luz Sincrotron de 4ª geração do mundo. Além disso, detalharam como acessar os serviços disponibilizados pelo LNLS, como os resultados são obtidos, como devem ser calculados e como devem serem interpretados.

O curso foi ministrado pela primeira vez na UFSM, poucas Universidades do Brasil normalmente sediam este tipo de curso. O curso foi promovido pelo Grupo de pesquisa Gepaces (www.gepaces.com.br). Ele contou com apoio financeiro do Centro de Ciências Rurais (CCR), Programa de Pós-Graduação em Agrobiologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal e do próprio Laboratório Nacional de Luz Sincrotron (LNLS). Também contou com apoio do Departamento de Solos, Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS), Programa de Pós-Graduação em Agronomia e Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas (PGA), este da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participaram do curso professores-pesquisadores, Doutorandos e Mestrandos vinculados a UFSM, UFSC, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DSC 0746   DSC 0756

DSC 0750DSC 0762