Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

PET Agronomia realiza atividade UFSM Vai à Escola

O grupo PET-Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria é um dos vários grupos encontrados no Brasil, e seu principal foco é na realização de atividades que unem a tríade indissociável, pesquisa-ensino-extensão, sob a orientação de um professor tutor. Mais especificamente, realizamos nos últimos dias 17 e 18 na região deCasca a atividade de extensão intitulada UFSM Vai à Escola, realizada pelo Grupo PET Agronomia há 20 anos, onde os integrantes do grupo se deslocam para escolas de ensino médio com o intuito de divulgar a UFSM, bem como as vantagens do ensino público oferecido na instituição. As escolas atingidas com essa atividade são preferencialmente as que estão localizadas em regiões mais distantes no Estado, em que informações sobre a Universidade são muitas vezes desconhecidas ou pouco detalhadas. Na oportunidade, além da apresentação de toda a estrutura e cursos que a Universidade dispõe, também são evidenciados os benefícios que a Instituição oferece aos acadêmicos, como moradia estudantil e bolsa de estudos, restaurante universitário, entre outros.

A visita iniciou com a presença do grupo nas escolas de Vila Maria (EEVIMA) e Casca (Maccarini). Durante o primeiro dia também visitamos no turno da noite a Escola Divino Mestre, no município de Paraí. Ao segundo dia, para finalizar o roteiro visitamos a Escola Frei Caneca, localizada em Guaporé no turno da tarde. Ao longo desses dois dias conseguimos atingir mais de 500 alunos do ensino médio, objetivando oferecer mais informações sobre a universidade e também incentivar os alunos a continuarem os estudos. Ao mesmo tempo em que visitamos as escolas, também aproveitamos para realizar visitas técnicas em empresas e produtores da região, buscando enfatizar a economia regional. Primeiramente, fomos recebidos pela equipe da empresa MIG-PLUS Agroindustrial, onde oportunizamos conhecer toda a estrutura de funcionamento da empresa referência em nutrição animal. Percorremos todas as repartições da empresa, conhecendo de forma simplificada todos os processos de produção. Ao final da visita, o Sr. Flauri Migliavacca palestrou brevemente para o grupo, focando principalmente em qual deve ser o papel do profissional atualmente e como devemos atuar de modo a aumentar a produtividade do agronegócio nacional. Aproveitamos também para agradecer a presença do Srs. Prefeito Domingos Kujava e Vice-prefeito Leandro Simonetto por acompanharem a visita juntamente com o grupo.

Pela parte da tarde, a visitação ficou por conta da empresa GIGAMIX, situada no município de Paraí. Fomos novamente muito bem recebidos, e tivemos a oportunidade de conhecer todo o portfólio da empresa, bem como sua estrutura física e como a empresa está inovando a partir do desenvolvimento de novas tecnologias que colaboram cada vez mais com a produtividade da agricultura brasileira. Em sequência, o local escolhido para visitação foi o Tambo Nólio, localizado no interior de Paraí, e que conta com o sistema moderno de ordenha robotizada. Possibilitou-se a nós conhecer todo o processo produtivo do leite, principalmente explicando o funcionamento do robô na realização da ordenha.

Ao segundo dia, visitamos a vinícola Giaretta, situada no município de Guaporé, onde conhecemos toda a linha de produção de bebidas, incluindo vinhos, espumantes e cervejas artesanais. Além disso, conhecemos os demais serviços ofertados pela vinícola,
dentre eles o Pesque Pague e o restaurante. Por fim, gostaríamos de agradecer a família do nosso integrante Alexandre Arthur G. Kazmirski, ao Germano Kazmirski e Geni Gregoski Kazmirski por acolherem o grupo PET Agronomia em sua residência, tornando assim viável a nossa presença na região. Os demais agradecimentos seguem asempresas, escolas, poder público municipal, Coordenação Agronomia, Centro de Ciências Rurais e UFSM.

Exibindo Escola Frei Caneca .JPG Exibindo Escola Maccarini.jpg Exibindo Família de Germano e Geni Kazmirski.jpeg Exibindo Visita técnica GIGAMIX.jpg

Exibindo Visita técnica MIG-PLUS 2.jpg Exibindo Visita técnica MIG-PLUS.jpg Exibindo Visita técnica Vinícola Giaretta.JPG